Apesar da guerra na Ucrânia, e por causa dela, o porto de Roterdão logrou manter em 2022 os volumes globais de carga movimentados em 2021 e aumentar os dividendos pagos à cidade e ao estado.
Em 2022, o porto de Roterdão movimentou 467,4 milhões de toneladas, apenas menos 0,3%, ou menos 1,3 milhões de toneladas que em 2021.
A guerra na Ucrânia e as sanções à Rússia impactaram a actividade no maior porto europeu, penalizando a carga contentorizada e favorecendo os produtos energéticos.
Nos contentores, a movimentação caiu 5,5% em TEU e 9,6% em toneladas face a 2021 (o comunicado emitido não refere os valores absolutos). Roterdão detinha uma quota de 40% no tráfego de contentores com a Rússia, mercado que representava 8% dos TEU no porto holandês.
Ao invés, a movimentação de GNL (proveniente sobretudo dos EUA) aumentou 63,9% e as descargas de carvão subiram 17,9%, em resultado da procura de alternativas aos abastecimentos russos. Os granéis sólidos subiram 1,7% para 80,1 milhões de toneladas e os líquidos 4% para 212,8 milhões.
Os resultados financeiros do porto de Roterdão foram ainda melhores, de acordo com a autoridade portuária. O volume de receitas subiu 6,9% até aos 825,7 milhões de euros e o EBITDA avançou 6,4% até aos 543,5 milhões de euros. Os investimentos totalizaram 257 milhões de euros.-
Com resultados líquidos de 247,2 milhões de euros (sensivelmente iguais aos de 2021), o Porto de Roterdão aumentou em 9% os dividendos, entregando 132,3 milhões de euros à cidade de Roterdão e ao estado holandês.