O Porto de Roterdão e a Air Liquide apostam em viabilizar a utilização de mil camiões a hidrogénio entre a Holanda, Bélgica e Alemanha até 2025.
De imediato, além dos dois promotores, a iniciativa de promoção dos camiões a hidrogénio conta como parceiros representantes de toda a cadeia de abastecimento, desde fabricantes de veículos como o VDL Groep e a Iveco/Nikola até companhias de transporte como a Vos Logistics, a Jongeneel Transport e a HN Post, além de fornecedores de células de combustível.
O Porto de Roterdão e a Air Liquide esperam convidar mais partes para participar na iniciativa nos próximos meses. Entretanto avançará o estudo de viabilidade, estando a decisão final de investimento pelos parceiros prevista para o fim de 2022.
Espera-se que o projecto, um dos maiores da Europa para o desenvolvimento de camiões a hidrogénio e infra-estrutura relacionada, melhore a qualidade do ar, reduzindo em mais de 100 mil toneladas as emissões de CO2 por ano.
Para poder haver mil camiões movidos a hidrogénio em circulação, dos quais 500 na região do porto de Roterdão, é preciso desenvolver a infra-estrutura de abastecimento, estando prevista a construção de 25 estações de hidrogénio de alta capacidade nos Países Baixos, Bélgica e parte ocidental da Alemanha. O projecto também visa incluir a necessária capacidade de electrólise para produzir hidrogénio com baixo carbono.
“Com esta coligação de parceiros que se complementam, podemos dar um impulso ao transporte rodoviário zero emissões. Ao fazer isso, assumimos a nossa responsabilidade como o maior porto da Europa e ajudamos as autoridades locais, nacionais e europeias a atingirem as suas ambições”, comentou Allard Castelein, CEO da Autoridade do Porto de Roterdão.
“Para o transporte pesado, o hidrogénio terá um papel significativo e abrirá caminho para uma era de mobilidade sustentável e neutra em carbono. Esta aliança demonstra o compromisso das partes em unir forças para a ambição comum de combater as mudanças climáticas”, indicou, no comunicado conjunto, François Jackow, vice-presidente executivo e membro da comissão executiva do Air Liquide Group.