O presidente da Câmara do Porto considera a linha ferroviária Aveiro-Salamanca “uma absoluta prioridade” e estranha, por isso, que não figure nas opções do GTIEVA.
“Fomos dos primeiros a falar do potencial tão importante que é a Linha Aveiro-Salamanca, sempre adiada, sempre esquecida. Verificamos com preocupação que esse projecto não está consignado naquilo que são as grandes opções futuras”, afirmou Rui Moreira aos jornalistas, no final de um encontro com o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, no qual acordaram estreitar a relação entre os dois municípios.
Rui Moreira disse que o Porto e Viseu “dependem muito” desta ligação ferroviária, sendo “uma absoluta prioridade” para que as mercadorias de exportação deixem de depender da rodovia para chegar à Europa.
O relatório do GTIEVA inclui o corredor Aveiro-Vilar Formoso / Linha da Beira Alta no top 10 das 30 prioridades, propondo um investimento de 900 milhões de euros, mas não defende a construção de raiz de uma ligação em bitola europeia.