Quinta-feira, Fevereiro 9, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Contos impopulares [i]

    Minerais críticos – sustentabilidade das cadeias de abastecimento

    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Contos impopulares [i]

    Minerais críticos – sustentabilidade das cadeias de abastecimento

    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Rui Moreira defende expansão do aeroporto do Porto

por T&N
07/03/2017
em Aéreo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
O presidente da Câmara do Porto defendeu hoje que o Governo e a ANA devem “pôr mãos à obra” para avançar com “a próxima fase” de expansão do Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Aeroporto do Porto

Em declarações aos jornalistas, Rui Moreira lembrou que “no contrato de privatização” da ANA – Aeroportos de Portugal, está previsto que “a partir de determinado número de passageiros seria necessário proceder à expansão do aeroporto” do Porto.

“O modelo actual tem capacidade até aos 11 milhões de passageiros. Ainda não estamos lá mas, a este ritmo, vamos estar provavelmente dentro de dois anos. É altura de pôr mãos à obra. Está previsto no contrato [de privatização da ANA]. Compete ao Governo e ao proprietário privado adequarem o plano de investimento de acordo com o que estava previsto”, frisou o autarca.

“Olharemos para o cumprimento escrupuloso do modelo de privatização que contemplava esta situação”, acrescentou Rui Moreira.

De acordo com o autarca independente, o aeroporto do Porto “está a crescer mais depressa do que era estimado”. “Está na altura de olhar rapidamente para a necessidade de fazer os ajustamentos necessários para que o aeroporto continue a crescer ao ritmo a que está a crescer”, vincou.

O presidente da Câmara do Porto disse que a privatização previa “duas fases de expansão”, vincando que “a próxima tem de ser lançada”.

Para Rui Moreira, este projecto é “diferente” e “separado” dos planos previstos pelo Governo para um novo aeroporto em Lisboa.

“São projectos separados, diferentes. Não podemos pensar que o aeroporto da Portela vai durar eternamente. Seria uma atitude irresponsável de um autarca do Norte dizer que o aeroporto de Lisboa tem de estagnar”, observou.

Coisa diferente, afirma Moreira, “é as forças vivas do Norte fazerem os alertas junto do Governo e dos proprietários da ANA no sentido de perceberem que chegou a altura de começar a olhar para o investimento previsto”.

Ontem, a ANA anunciou que o aeroporto do Porto foi eleito pelo Airports Council International (ACI) o melhor da Europa na categoria de cinco a 15 milhões de passageiros e o terceiro melhor na categoria de mais de dois milhões de passageiros.

Hoje, Rui Moreira destacou que, “quando o aeroporto do Porto é distinguido internacionalmente pela qualidade que tem, devemos ficar contentes e satisfeitos”.

“Tem havido grande empenhamento de todos os agentes relacionados com o aeroporto. Nunca fui muito favorável ao modelo de concessão mas reconheço que os proprietários da ANA têm sabido desenvolver o aeroporto”, afirmou.

Com Lusa

Notícias Relacionadas

DHL Express aumenta preços em 3,9%
Aéreo

DHL investe 25 milhões no aeroporto do Porto

03/02/2023
Taxas aeroportuárias sobem em média 4%
Aéreo

Taxas aeroportuárias sobem em média 4%

03/02/2023
António Costa critica planos da TAP
Aéreo

TAP anuncia voos directos entre o Porto e Luanda

09/01/2023
A seguir
Alphabuk defende abate de mais graneleiros

Alphabuk defende abate de mais graneleiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Suíços anunciam mega-parque logístico em Grândola

Suíços anunciam mega-parque logístico em Grândola

08/02/2023
TAP faz estreia mundial do A330neo

TAP terá perdido 444 milhões com troca de Airbus

08/02/2023
Transtejo lança concurso para carregar navios eléctricos

Transtejo terá quatro ferries eléctricos até ao final do ano

08/02/2023
APSS reconverte rede de iluminação pública para led

APSS reconverte rede de iluminação pública para led

08/02/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist