Sábado, Junho 10, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    O CBAM – avanços regulatórios e as preocupações do setor

    O CBAM – avanços regulatórios e as preocupações do setor

    A estatística portuária e a teoria da relatividade

    “A Viagem dos Malditos” ou “Inimigo às portas”

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    Comunidades portuárias energéticas

    O dilema da descarbonização

    O dilema da descarbonização

    Medway e Takargo criam associação

    A ferrovia e a competitividade da economia

    O que é um Porto?

    Vem aí o impacto dos Portos Wind Offshore

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    O CBAM – avanços regulatórios e as preocupações do setor

    O CBAM – avanços regulatórios e as preocupações do setor

    A estatística portuária e a teoria da relatividade

    “A Viagem dos Malditos” ou “Inimigo às portas”

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    Comunidades portuárias energéticas

    O dilema da descarbonização

    O dilema da descarbonização

    Medway e Takargo criam associação

    A ferrovia e a competitividade da economia

    O que é um Porto?

    Vem aí o impacto dos Portos Wind Offshore

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Rússia propõe-se apoiar navegação no Ártico

por T&N
22/10/2019
em Marítimo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
A Rússia pondera criar uma companhia estatal para ajudar a desenvolver o transporte marítimo de contentores pelas rotas do Ártico, avança a “Bloomberg”.

O crescente degelo tende a tornar mais acessíveis à navegação as águas do Ártico e a Rússia propõe-se acelerar esse tráfego. O vice-ministro da Rússia para os assuntos do Extremo Oriente e Desenvolvimento do Ártico, Alexander Krutikov, afirmou numa entrevista que o ministério, juntamente com o grupo de reflexão russo Skolkovo, está trabalhando nesse projecto.

“O Estado paga pela exposição ao Ártico e os carregadores cobrem os custos restantes”, disse Krutikov, acrescentando que os custos para as companhias de navegação usarem a rota marítima do Norte deverão ser mais baixos do que a passagem pelo canal de Suez.

De acordo com Alexander Krutikov, navios feeder com origem em portos europeus e asiáticos poderiam navegar até Murmansk, no mar de Barents, e Kamchatka, no Extremo Oriente, levando cargas para portos de transhipment e, a partir daí, o futuro operador estatal assumiria a responsabilidade do transporte, mantendo os custos de transhipment competitivos para promover a rota.

O governante russo disse acreditar que a companhia estatal de transporte marítimo de contentores terá que trabalhar ao lado de carregadores internacionais por pelo menos uma década até a rota ser comercialmente viável.

Navegação no Ártico divide opiniões

O aquecimento global tem acelerado o degelo polar, tornando mais fácil a navegação nas águas do Ártico. A Passagem do Nordeste, por exemplo, encurta substancialmente o tempo de trânsito entre o Extremo Oriente e o Norte da Europa. Actualmente, os navios só podem usar a rota em determinadas épocas do ano e precisam de quebra-gelos em algumas partes.

A adopção de rotas do Ártico tem provocado debate. Nos últimos meses, alguns dos principais operadores de contentores, incluindo a CMA CGM, a Hapag-Lloyd e a MSC, declararam oficialmente que não usarão as rotas do Ártico devido a preocupações ambientais.

Pelo contrário, outras três grandes companhias, Maersk, MOL e Cosco concluíram viagens experimentais ao Ártico nos últimos dois anos.

Em Junho, a estatal russa Sovcomflot e a companhia de energia Novatek assinaram um acordo com a chinesa Cosco Shipping e o Silk Road Fund para o estabelecimento da joint-venture Maritime Arctic Transport.

 

 

Notícias Relacionadas

Rússia propõe-se apoiar navegação no Ártico
Marítimo

Rússia quer 55 porta-contentores para o Ártico

28/11/2019
Rússia propõe-se apoiar navegação no Ártico
Marítimo

Carregadores contra a navegação no Ártico

30/10/2019
HMM projecta serviços regulares no Árctico
Marítimo

Putin quer proibir navios estrangeiros na Rota do Ártico

23/11/2017
A seguir
ANTP quer desconto imediato no gasóleo profissional

ANTP também assina CCT dos motoristas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Transtejo: primeiros ferries eléctricos chegam até Junho

Baterias da Transtejo têm novo financiamento

09/06/2023
Navios a metanol ganham encomendas

Navios a metanol ganham encomendas

09/06/2023
Mau tempo arrasta contentores no Corvo

Mau tempo arrasta contentores no Corvo

09/06/2023
O CBAM – avanços regulatórios e as preocupações do setor

O CBAM – avanços regulatórios e as preocupações do setor

09/06/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist