A RZD Logistics, subsidiária dos caminhos-de-ferro russos, lançou um serviço experimental de transporte ferroviário de perecíveis da China para a Rússia.
Um comboio de contentores refrigerados partiu da cidade chinesa de Dalian na última segunda-feira (dia 8), com destino a Orekhovo-Zuyevo (região de Moscovo), com um tempo de trânsito previsto de 18 a 20 dias. O carregamento-piloto é de apenas seis contentores de 40″ e foi organizado em parceria com a TransContainer.
O director-adjunto de vendas da RZD Logistics, Alexander Baskakov, refere, citado pela assessoria de imprensa, que há procura no mercado russo por um “fornecimento estável” de produtos chineses, existindo com potencial de três a quatro comboios semanais com até oito FEU cada. De salientar, porém, que no passado houve pouco movimento de contentores refrigerados na China devido à escassez de material circulante.
A RZD Logistics acredita que um serviço regular pode optimizar o tempo de trânsito para 12 dias, três dias menos do que o necessário para os carregamentos despachados por mar. Desde a companhia salientam, além disso, que o serviço poderá concorrer em preço com o transporte rodoviário.
Além de produtos frescos, congelados e refrigerados, o serviço poderá transportar, segundo a empresa russa, produtos farmacêuticos e de electrónica.