A Russian Railways (RZD) iniciará a 17 de Dezembro um serviço de passageiros Moscovo-Berlim com mudança automática de bitola. O tempo de trânsito será de 20h14, menos 4h30 do que o actual serviço (integrado no Moscovo-Paris).
Para assegurar este serviço, a RZD comprou à espanhola Talgo três composições com inclinação passiva, capazes de circular a 200 km/ e equipadas com um sistema automático de mudança de bitola.
Este sistema permite a passagem da bitola russa (1 520 mm) para a internacional (1 435 mm) em apenas 20 minutos, quando essa operação demora, pelo menos, uma hora, em comboios tradicionais. O sistema foi testado pela entidade alemã TÜV SÜD Rail.
Numa primeira fase, o serviço terá saídas de Moscovo aos sábados e aos domingos às 13h05. As saídas de Berlim acontecerão aos domingos e às segundas, às 18h50.
O serviço ferroviário de passageiros Moscovo-Berlim terá 18 carruagens de passageiros, a que se juntam carruagens “gerador”. As 18 carruagens de passageiros dividir-se-ão em cinco carruagens-cama de segunda classe, quatro carruagens-cama de primeira classe, cinco carruagens de classe VIP com chuveiros e banheiras, duas carruagens “sentadas” de primeira classe e uma carruagem-restaurante.