A RZD, operadora ferroviária russa, pretende vender 25% a 35% do capital da Gefco a um investidor que ajude a desenvolver o negócio na China e Médio Oriente.
A notícia foi avançada pela “Reuters”, num artigo que cita o vice-CEO dos caminhos-de-ferro russos, Andrey Starkov, dizendo que a RZD procura atrair um investidor para ajudar a Gefco a desenvolver o negócio em novos mercados. “China, os países do Golfo Pérsico – esses mercados são extremamente interessantes do ponto de vista da experiência da Gefco, mas a Gefco apenas tem uma presença bastante limitada lá no momento”, referiu.
O executivo observou que a Russian Railways pretende manter 40% a 50% do capital da Gefco (actualmente controla 75%), acrescentando que o Fundo de Investimento Directo da Rússia (RDIF) poderá participar no financiamento da operação.
A Gefco, cujo negócio principal é a logística automóvel, era propriedade do construtor automóvel francês PSA., que em 2012 vendeu 75% da sua participação na companhia à Russian Railways, por 800 milhões de euros.
No fim de 2018, a RZD planeou vender 25% das acções da Gefco durante uma dispersão do capital da companhia de logística na bolsa (IPO) de Paris, enquanto a PSA pretendia vender mais de 15% do seu bloco de 25% da capital. No entanto, nenhuma dessas operações foi realizada.