A Sadoport renovou por dez anos a concessão do Terminal Multiusos – Zona 2 do porto de Setúbal, onde operará até 2034.
De uma assentada, a administração portuária de Setúbal renovou as duas concessões do Terminal Multiusos, que este ano completaram os 20 anos do prazo inicialmente acordado. A Tersado foi a primeira a anunciar a novidade, para o TMS – Zona1, e agora foi a própria APSS a comunicar as prorrogações dos prazos por mais uma década, incluindo a concessão do TMS – Zona 2 à Sadoport.
“O novo pacote de investimento acordado com as duas concessionárias está direccionado para a melhoria das condições operacionais dos terminais, com efectivos ganhos de eficiência, bem como a melhoria da pegada ambiental da operação, dando passos seguros na transição energética já em curso no Porto de Setúbal”, refere o comunicado emitido a propósito, citando o presidente da autoridade portuária, Carlos Correia.
O comunicado nada refere sobre os montantes e os tipos dos investimentos em causa, e do lado dos concessionários, questionados a propósito, a postura é também de nada mais comunicarem.
O TMS – Zona 2 ocupa uma área de 20 hectares e dispõe de uma frente de cais de 725 metros (com quatro postos de acostagem), com fundos de -15 metros.
Trata-se de um terminal polivalente, mas especialmente vocacionado para a carga contentorizada (com uma capacidade anual de 250 mil TEU/ano).
A renovação das duas concessões no porto de Setúbal acontecem num momento em que subsistem dúvidas sobre o futuro dos terminais da margem Norte no porto de Lisboa, não tendo sido ainda afastada a possibilidade de alguma deslocalização dos movimentos ali realizados precisamente para os terminais do porto sadino.