A Salvador Caetano e a Stadler propõem-se instalar uma fábrica de comboios em Ovar. A pensar no fornecimento de 117 composições à CP.
A Salvador Caetano e a Stadler assinaram hoje no Porto uma aliança estratégica para a criação de uma fábrica de veículos ferroviários na cidade de Ovar, anunciaram em comunicado. Em complemento, prevê-se a construção de uma oficina de manutenção de material circulante em Guifões, em Matosinhos.
O principal objetivo do futuro investimento é a produção, entre outros, dos 117 comboios previstos no âmbito do concurso público que a CP lançou em 2021, e cujo desfecho tem sido sucessivamente adiado. O fabrico e a manutenção dos veículos ferroviários em Portugal são requisitos majorados no caderno de encargos.
“Estou convencido que a aliança com uma das mais importantes empresas em Portugal melhora substancialmente a nossa proposta para o fornecimento de novos comboios à CP. A Salvador Caetano é, sem dúvida, o melhor aliado possível para alcançar o nosso objectivo. A nossa união, baseada em culturas semelhantes, trará benefícios para ambas as partes e é um grande passo para revitalizar a indústria ferroviária portuguesa”, afirmou hoje o presidente da Stadler, Peter Spuhler, após a assinatura do acordo.
“Este acordo estratégico é uma oportunidade para o Grupo contribuir de forma determinante para a renovação e requalificação da indústria ferroviária em Portugal, enquanto referência no desenvolvimento de novas soluções de mobilidade sustentável. Esta aliança com a Stadler (…) irá permitir expandir o nosso portfolio e explorar sinergias para, em conjunto, desenvolvermos soluções adaptadas aos desafios actuais”, afirmou, por seu turno, Miguel Ramos, CEO da Salvador Caetano.
A Stadler está a construir 22 comboios regionais do modelo Flirt para a CP (num contrato que inclui a manutenção por um mínimo de quatro anos), 13 composições triplas para o Metropolitano de Lisboa (também com manutenção) e 16 locomotivas eléctricas Euro6000 para a Medway.
O concurso para o fornecimento de 117 automotoras à CP foi lançado em Dezembro de 2021, com um preço base de 819 milhões de euros. Prevê o fornecimento de 62 unidades para os serviços urbanos de Lisboa e Porto (com destaque para a Linha de Cascais, que terá toda a sua frota substituída) e 55 unidades para o serviço regional, e ainda a opção por mais 36 unidades para os urbanos.
Além da Stadler, mantêm-se na corrida ao contrato a Alstom/DST e a CAF. O vencedor deverá ser anunciado ainda no corrente semestre… se não houver novo adiamento.
Vamos ver no futuro a Renfe espanhola a fazer as ligações Madrid – Lisboa porque a CP apenas tem 9 comboios Alfa que atingem os 200 Km / h e não concorrem com a AVE que acelera até 300 km/ h