Sábado, Junho 10, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    O CBAM – avanços regulatórios e as preocupações do setor

    O CBAM – avanços regulatórios e as preocupações do setor

    A estatística portuária e a teoria da relatividade

    “A Viagem dos Malditos” ou “Inimigo às portas”

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    Comunidades portuárias energéticas

    O dilema da descarbonização

    O dilema da descarbonização

    Medway e Takargo criam associação

    A ferrovia e a competitividade da economia

    O que é um Porto?

    Vem aí o impacto dos Portos Wind Offshore

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    O CBAM – avanços regulatórios e as preocupações do setor

    O CBAM – avanços regulatórios e as preocupações do setor

    A estatística portuária e a teoria da relatividade

    “A Viagem dos Malditos” ou “Inimigo às portas”

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    Comunidades portuárias energéticas

    O dilema da descarbonização

    O dilema da descarbonização

    Medway e Takargo criam associação

    A ferrovia e a competitividade da economia

    O que é um Porto?

    Vem aí o impacto dos Portos Wind Offshore

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Salvador Caetano e Stadler querem fabricar comboios

por T&N
05/04/2023
em Destaque, Ferroviário
1
Salvador Caetano e Stadler querem fabricar comboios
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

A Salvador Caetano e a Stadler propõem-se instalar uma fábrica de comboios em Ovar. A pensar no fornecimento de 117 composições à CP.

A Salvador Caetano e a Stadler assinaram hoje no Porto uma aliança estratégica para a criação de uma fábrica de veículos ferroviários na cidade de Ovar, anunciaram em comunicado. Em complemento, prevê-se a construção de uma oficina de manutenção de material circulante em Guifões, em Matosinhos.

O principal objetivo do futuro investimento é a produção, entre outros, dos 117 comboios previstos no âmbito do concurso público que a CP lançou em 2021, e cujo desfecho tem sido sucessivamente adiado. O fabrico e a manutenção dos veículos ferroviários em Portugal são requisitos majorados no caderno de encargos.

“Estou convencido que a aliança com uma das mais importantes empresas em Portugal melhora substancialmente a nossa proposta para o fornecimento de novos comboios à CP. A Salvador Caetano é, sem dúvida, o melhor aliado possível para alcançar o nosso objectivo. A nossa união, baseada em culturas semelhantes, trará benefícios para ambas as partes e é um grande passo para revitalizar a indústria ferroviária portuguesa”, afirmou hoje o presidente da Stadler, Peter Spuhler, após a assinatura do acordo.

“Este acordo estratégico é uma oportunidade para o Grupo contribuir de forma determinante para a renovação e requalificação da indústria ferroviária em Portugal, enquanto referência no desenvolvimento de novas soluções de mobilidade sustentável. Esta aliança com a Stadler (…) irá permitir expandir o nosso portfolio e explorar sinergias para, em conjunto, desenvolvermos soluções adaptadas aos desafios actuais”, afirmou, por seu turno, Miguel Ramos, CEO da Salvador Caetano.

A Stadler está a construir 22 comboios regionais do modelo Flirt para a CP (num contrato que inclui a manutenção por um mínimo de quatro anos), 13 composições triplas para o Metropolitano de Lisboa (também com manutenção) e 16 locomotivas eléctricas Euro6000 para a Medway.

O concurso para o fornecimento de 117 automotoras à CP foi lançado em Dezembro de 2021, com um preço base de 819 milhões de euros. Prevê o fornecimento de 62 unidades para os serviços urbanos de Lisboa e Porto (com destaque para a Linha de Cascais, que terá toda a sua frota substituída) e 55 unidades para o serviço regional, e ainda a opção por mais 36 unidades para os urbanos.

Além da Stadler, mantêm-se na corrida ao contrato a Alstom/DST e a CAF. O vencedor deverá ser anunciado ainda no corrente semestre… se não houver novo adiamento.

 

Notícias Relacionadas

Alstom “regressa” a Portugal com David Torres
Mobilidade

Alstom propõe construir carruagens em Matosinhos

19/04/2023
CP recupera duas UQE de 800 lugares
Mobilidade

CP estreia-se nos lucros com 8 milhões de euros

19/04/2023
Nomad Tech e INOV com solução para o Convel
Ferroviário

Sistema Convel com sucessor anunciado

13/04/2023
A seguir
DB Schenker encomenda 100 eActros Long Haul

DB Schenker encomenda 100 eActros Long Haul

Comentários 1

  1. luis pereira says:
    1 mês atrás

    Vamos ver no futuro a Renfe espanhola a fazer as ligações Madrid – Lisboa porque a CP apenas tem 9 comboios Alfa que atingem os 200 Km / h e não concorrem com a AVE que acelera até 300 km/ h

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Transtejo: primeiros ferries eléctricos chegam até Junho

Baterias da Transtejo têm novo financiamento

09/06/2023
Navios a metanol ganham encomendas

Navios a metanol ganham encomendas

09/06/2023
Mau tempo arrasta contentores no Corvo

Mau tempo arrasta contentores no Corvo

09/06/2023
O CBAM – avanços regulatórios e as preocupações do setor

O CBAM – avanços regulatórios e as preocupações do setor

09/06/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist