O Santander e o BEI vão financiar o investimento de 122 milhões de euros da Medway em novas locomotivas eléctricas e vagões intermodais. O acordo foi ontem assinado.
O Santander Portugal financia 77 milhões de euros e o BEI os restantes 45 milhões necessários à anunciada aquisição de 16 locomotivas eléctricas Stadler e 113 vagões intermodais Tatravakonga.
“O financiamento do programa de expansão do material circulante da Medway é outra prova do forte empenho do Santander em apoiar o tecido empresarial português, nomeadamente nas suas actividades de exportação, mantendo simultaneamente a sua missão de actuar como interveniente fundamental para uma economia mais limpa e sustentável. O Santander liderou o financiamento do instrumento de dívida comercial de 77 milhões de EUR, através de uma estrutura inovadora de financiamento de projectos, e agradecemos ao Banco Europeu de Investimento a confiança e a cooperação numa nova operação conjunta bem-sucedida”, afirmou Pedro Castro e Almeida, presidente da comissão executiva do Santander Portugal, citado em comunicado.
“O BEI está fortemente empenhado em apoiar transportes sustentáveis e fomentar a coesão, promovendo a concorrência em toda a Europa. As novas locomotivas e vagões intermodais melhorarão a interconectividade em Espanha e Portugal, reduzindo simultaneamente o tráfego, a poluição e os custos de transporte. Enquanto Banco do Clima da UE, colocamos à disposição dos cidadãos espanhóis e portugueses os nossos conhecimentos e experiência no setor ferroviário e nas estruturas de financiamento de projetos para implementar com sucesso essas operações”, afirmou, por seu turno, Ricardo Mourinho Félix, vice-presidente do BEI.
“Este investimento reflecte o compromisso da Medway de melhorar a sua actividade e eficiência, a fim de satisfazer não só o difícil programa de expansão em que estamos envolvidos, mas também as exigências de descarbonização e de economia sustentável, bem como as necessidades dos nossos clientes e de toda a indústria logística”, acrescentou Carlos Vasconcelos, presidente da operadora ferroviária, também citado no comunicado.
As locomotivas Stadler Euro6000 são bitensão e interoperáveis, o que lhes permite circular indistintamente em Portugal e Espanha, na rede convencional. Pela sua potência, permitem realizar comboios de mercadorias de 750 metros de comprimento sem necessidade de duplicar o equipamento de tracção, mesmo nos percursos com maiores pendentes.
As novas locomotivas, e bem assim os vagões intermodais, aumentarão substancialmente a capacidade operacional da Medway. “As novas locomotivas assegurarão uma capacidade adicional de cerca de 1 500 milhões de toneladas km (equivalente a cerca de 54% do mercado global do transporte ferroviário de mercadorias em Portugal)”, destaca o comunicado emitido a propósito pelo BEI.
Além do mais, o projecto deverá criar “cerca de 940 postos de trabalho durante a fase de execução (2022-2023) e 56 novos postos de trabalho durante a operação”, acrescenta o texto.