O espanhol Santiago Garcia-Milà foi nomeado presidente da Associação Internacional de Portos (IAPH). O até agora vice-presidente da associação  sucede no cargo ao presidente da Autoridade Portuária de Nova Gales (Austrália), Grant Gilfillan.

Garcia-Milà

No discurso de tomada de posse, na cerimónia de encerramento da conferência anual da organização, em Hamburgo, Garcia-Milà propôs que o papel da organização nos assuntos do mar e dos transportes seja mais preponderante e que se continue com o processo de votação da nova constituição da IAPH.

“O aumento da capacidade dos navios, a redução do número de escalas, a relevância das considerações ambientais e a importância de aportar valor económico e competitividade às economias que nos rodeiam condicionam os investimentos e as políticas dos portos no futuro próximo”, disse.

Garcia-Milà, subdirector-geral de estratégia e comercial do Porto de Barcelona, é ainda presidente da ESPO – Organização Europeia de Portos Marítimos.

A IAPH congrega mais de 300 portos de todo o mundo, cuja actividade representa 80% do tráfego mundial de contentores e mais de 60% do tráfego mundial de carga contentorizada.

 

Tags:

Comments are closed.