O espanhol Santiago Garcia-Milà foi nomeado presidente da Associação Internacional de Portos (IAPH). O até agora vice-presidente da associação sucede no cargo ao presidente da Autoridade Portuária de Nova Gales (Austrália), Grant Gilfillan.
No discurso de tomada de posse, na cerimónia de encerramento da conferência anual da organização, em Hamburgo, Garcia-Milà propôs que o papel da organização nos assuntos do mar e dos transportes seja mais preponderante e que se continue com o processo de votação da nova constituição da IAPH.
“O aumento da capacidade dos navios, a redução do número de escalas, a relevância das considerações ambientais e a importância de aportar valor económico e competitividade às economias que nos rodeiam condicionam os investimentos e as políticas dos portos no futuro próximo”, disse.
Garcia-Milà, subdirector-geral de estratégia e comercial do Porto de Barcelona, é ainda presidente da ESPO – Organização Europeia de Portos Marítimos.
A IAPH congrega mais de 300 portos de todo o mundo, cuja actividade representa 80% do tráfego mundial de contentores e mais de 60% do tráfego mundial de carga contentorizada.