Os Transportes Urbanos de Santo Tirso (TUST) vão aderir ao sistema de bilhética intermodal Andante, da Área Metropolitana do Porto, a partir de 1 de Junho, anunciou a autarquia.
“Os Transportes Urbanos de Santo Tirso (TUST) vão passar a integrar, a partir do dia 1 de Junho, o sistema de bilhética intermodal Andante. Na mesma data, entra em vigor a designada Linha Empresarial, que vai assegurar a ligação entre a estação ferroviária e a zona empresarial da Ermida”, pode ler-se num comunicado emitido hoje pela autarquia liderada por Alberto Costa.
“Nos dois primeiros fins de semana de Junho – dias 3, 4, 10 e 11 – as viagens serão gratuitas em todas as linhas, a fim dar a conhecer os novos trajectos”, acrescenta a autarquia.
Com a introdução do Andante em todas as linhas, o sistema de bilhética passa a ter “uma cobertura de 100% no concelho de Santo Tirso”.
Segundo o presidente da autarquia, as alterações visam, por um lado, “rentabilizar os TUST até à entrada em funcionamento da Mobiave [rede entre Famalicão, Santo Tirso e Trofa], que passará a gerir a rede de transportes públicos rodoviários desde a Zona Nascente até à cidade de Santo Tirso, e por outro aumentar a sua eficácia através da melhoria dos serviços à população, nomeadamente da frota disponível”.
Além dos passes intermodais Andante, a autarquia refere também que os TUST passam “a ter um passe sénior com um custo de 13,90 euros, para além do título simples a bordo (1,65 euros) e dos títulos multiviagens (1,27 euros)”.
A nova linha Empresarial “irá funcionar com recurso a uma viatura especificamente caracterizada, em horários articulados com a linha ferroviária Porto-Guimarães e os horários da maioria das empresas instaladas na Ermida”, refere Alberto Costa.
“Este autocarro vai ainda aproximar o centro da cidade de Santo Tirso da estação ferroviária, servindo, desta forma, outros passageiros para além daqueles que trabalham na zona empresarial”, aponta o autarca.