Em busca da eficiência energética e da redução da pegada ambiental, a Santos e Vale instalou painéis fotovoltaicos nas suas plataformas.
O projecto contemplou a instalação de 340 painéis fotovoltaicos em 12 das 24 plataformas de que a Santos e Vale dispõe em Portugal.
A instalação, com uma potência total de 191,24 kWp, permitirá uma produção energética anual de 272,96 MWh, evitando a emissão de 120,10 toneladas de CO2 por ano, anunciou em comunicado.
“Este projeto faz parte da nossa política e estratégia ambiental, que inclui o aumento da eficiência energética com o aproveitamento de energias renováveis nas nossas plataformas. Acreditamos que esta iniciativa será uma mais-valia para aumentar a eficiência energética, rentabilizar os nossos activos e reduzir custos, contribuindo assim para a sustentabilidade da nossa actividade”, justificou Joaquim Vale, administrador da empresa, citado na nota.
O montante do investimento não foi divulgado.
No início de 2023, a Santos e Vale recebeu a estrela do Programa Lean & Green, promovido pela GS1 Portugal, por ser o primeiro Operador Logístico em Portugal a cumprir com o objectivo de redução de mais de 20% das emissões de CO2.