O navio-tanque São Jorge, que encalhou na Graciosa, está a ser alvo de reparações no casco e terá de ser rebocado para a Praia da Vitória, na ilha Terceira, Açores, disse hoje a Autoridade Marítima.
“A equipa de mergulhadores da Marinha está a fazer reparações no casco. O navio tem a casa das máquinas alagada e vai ter de ser rebocado para a Praia da Vitória, explicou à “Lusa” o capitão do porto e comandante-local da Polícia Marítima de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, José Azevedo.
O capitão do porto de Angra do Heroísmo adiantou ainda que o armador do navio, a Transinsular, “fretou dois rebocadores à Portos dos Açores e contratou também duas equipas de mergulhadores profissionais, que realizararam, na terça-feira, uma vistoria ao casco” da embarcação.
O acidente com o São Jorge ocorreu cerca das 0h34 locais de terça-feira (1h34 em Lisboa), poucos minutos após ter saído do Porto da Praia da Graciosa em direcção a São Roque do Pico.
O navio faz o abastecimento de combustíveis às ilhas do grupo central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) e Flores, nos Açores.
Ontem à tarde, fonte da Transinsular garantiu à “Lusa” que o acidente não originará “nenhuma falha de combustíveis” na região. “Não vai haver nenhuma falha porque o abastecimento que estava a ser feito era para reservas”, disse.
Qual terá sido a causa do encalhe? avaria da maquina principal ou do leme? outra causa inesperada?