O tráfego de mercadorias no aeroporto de Saragoça, Espanha, aumentou de 21 438 toneladas em 2008 para quase 167 mil em 2018, ou 678,2%, à média anual de 22,7%.

Crescimento de Saragoça alavancado pela Inditex

Estes números transformam Saragoça no segundo maior aeroporto de Espanha em termos de carga, apenas atrás de Madrid-Barajas. O aeroporto de Barcelona-El Prat foi, assim, relegado para o terceiro degrau do pódio.

O crescimento de Saragoça deve-se em boa parte à Plataforma Logística de Saragoça (a Plaza), que aloja cada vez mais companhias. Entre elas está a gigante têxtil Inditex, que desde 2003 ali tem um centro de 300 mil metros quadrados, a partir do qual distribui cerca de 350 milhões de produtos para mais de 1 700 lojas em todo o mundo.

Além disso, ao longo destes dez anos novas rotas foram abertas desde a capital de Aragão para destinos como Seul, Dubai, Bahrein, Xangai, Luxemburgo, Lagos, Istambul ou Nova Iorque, alinhadas com as necessidades da Inditex.

Como consequência do peso das rotas logísticas da gigante têxtil, 99,9% das mercadorias movimentadas no aeroporto de Saragoça em 2018 corresponderam ao tráfego internacional.

 

 

 

This article has 1 comment

  1. O aeroporto de Lisboa aguarda há 10 anos ! a licença construção do HUB da DHL, já por lá passaram A Costa & F Medina, vergonha para a capital de Portugal, a DHL vai embora e com ela investimento de 40 milhões euros