A SATA Cargo vai lançar um “pacote” de incentivos aos agentes transitários para a adopção da e-AWB, anunciou a companhia açoreana.
O programa de incentivos deverá arrancar em Março próximo e prolongar-se até ao final der 2022, foi dito no decurso do seminário “Digitalização da carga aérea” promovido pela SATA Cargo e de que o TRANSPORTES & NEGÓCIOS foi Media Partner.
Os incentivos, que serão oportunamente conhecidos, visam, desde logo, cativar mais transitários de carga aérea para a digitalização de processos, mas também premiar aqueles que já hoje utilizam a eAWB no envio de cargas através da SATA Air Açores e da Azores Airlines.
No encontro com os agentes transitários participaram, além de responsáveis da SATA Cargo e do Grupo SATA, representantes da IATA (Francisco Bataglia), da Maeil (Hugo Duarte da Fonseca e Romeu Klug) e da Champ Cargosystems (Cristina Toscano).
Todos os oradores convergiram na facilidade da implementação e nas vantagens da digitalização de processos na carga aérea, desde logo, com a adopção da eAWB, nomeadamente em termos de rapidez e precisão (porque evita chamadas em fila de espera e a troca de emails), simplicidade (porque permite ao agente transitário alterações de última hora), segurança e fiabilidade (porque utiliza meios de envio e recepção seguros, que reduzem expressivamente a ocorrência de irregularidades). Sem esquecer os benefícios ambientais pela redução da utilização de documentos em papel.
A SATA Cargo foi pioneira na utilização da carga de porte electrónica em Portugal. Actualmente, a taxa de emissão de eAWB próprias situa-se nos 93% na SATA Air Açores e nos 87% na Azores Airlines-
No total da actividade da carga aérea do grupo açoreano, a taxa de penetração da e-AWB é de 65% na SATA Air Açores e de 28% na Azores Airlines. O que significa que ainda há ainda muito caminho a percorrer, o que só será possível com a adesão dos transitários.
O encontro “Digitalização da carga aérea”, realizado em Ponta Delgada, serviu precisamente para divulgar as ferramentas disponíveis para a transição digital e para disseminar as vantagens da sua adopção.