A SATA Air Açores será, tudo o indica, a concessionária do serviço público de transporte aéreo regular inter-ilhas dos Açores.
A SATA foi a única empresa a concorrer à concessão, com uma proposta de 139 999 590 euros para os cinco anos do contrato, de acordo com uma nota do Governo Regional.
“Decorrido o prazo para apresentação das propostas, que terminou quarta-feira às 23:59 [hora de Lisboa], apenas a SATA Air Açores – Sociedade Açoriana de Transportes Aéreos, S.A., apresentou proposta, apesar de cinco empresas se terem mostrado interessadas no procedimento”, é referido na nota.
Após esta fase, caberá ao júri analisar a proposta apresentada pela SATA e submeter ao secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia, Mário Mota Borges, um “relatório fundamentado para efeitos de adjudicação”.
A 1 de Outubro do ano passado, na sequência do termo do contrato anterior mas em plena pandemia, o Governo dos Açores contratou com a SATA, por ajuste directo, a prestação do serviço público por seis meses. Posteriormente, devido à continuação da pandemia e também à realização das eleições regionais, foi celebrado um segundo ajuste directo, de novo por seis meses, com início a 1 de Abril de 2021 e até ao final de Setembro.
No entretanto foi lançado o novo concurso para um contrato de cinco anos, pelo valor máximo de 140 milhões de euros, tendo a SATA apresentado uma proposta mais baixa em 410 euros.