A SATA Internacional, a TAP e a SATA Air Açores estão entre as piores companhias do mundo, em termos de pontualidade, no ranking de Abril elaborado pela OAG.
A SATA Internacional – Azores Airlines é a terceira pior classificada, apenas à frente da canadiana Air Inuit e da argelina Tassil Airlines, com 47% de chegadas pontuais. Já a TAP ocupa o 148.º lugar, com 53,8% de chegadas a tempo. E a SATA Air Açores é 128.ª com uma taxa de pontualidade de 66,7%.
Em Abril, o ranking da pontualidade da OAG foi liderado pela T’way Air, da Coreia do Sul, com uma taxa de 99,5% de chegadas a tempo e horas.
Entre as grandes companhias internacionais, a japonesa ocupa a melhor posição (16.ª), com uma taxa de pontualidade de 88,8%, a Qantas é 27.ª, a JAL é 28.ª, a Alitalia 30.ª, a KLM 33.ª, a Singapore Airlines 37.ª, a Delta 42.ª, a Iberia 44.ª,…
TAP melhor no número de voos
No ranking das operações (número de voos realizados), que considera um total de 379 companhias, a performance das companhias nacionais melhora.
Com 11 263 voos realizados a TAP é 56.ª na classificação da OAG, enquanto a SATA Air Açores é 222.ª (1 235 voos), a SATA Internacional 268.ª (625) e a AeroVip 275.ª (556).
Aqui, sem surpresa, as companhias norte-americanas dominam, com a American, a Delta, a United e a Southwest a monopolizarem as primeiras posições, todas acima dos 110 mil voos (a American supera mesmo os 187 mil!).
A Ryanair surge no quinto posto, à frente de duas companhias chinesas (China Eastern e China Southern).
Easyjet, Air Canada e Lufthansa fecham o top 10.