Tiago Carvalho dos Santos e Sandro Raposo são as escolhas de Rui Coutinho, o novo presidente, para o Conselho de Administração do grupo SATA.
A nova composição do Conselho de Administração da SATA foi aprovada em Conselho de Governo dos Açores e anunciada pelo vice-presidente do Executivo numa conferência de imprensa na Horta.
Tiago Carvalho dos Santos, economista, foi membro do Conselho de Administração e director financeiro do Metropolitano de Lisboa, Carris, Transtejo e Soflusa entre 2015 e 2016, e na empresa Oitante, entre 2016 e 2018.
Carvalho dos Santos foi ainda assessor do ministro da Saúde Paulo Macedo (2011 a 2015) e do secretário de Estado do Tesouro e Finanças (2010 e 2011) e administrador da consultora COBA.
Já Sandro Raposo, formado em Matemática e Tecnologia, é funcionário da SATA há 28 anos e assumia desde 2013 a direcção da Gestão de Receita.
A nova administração da SATA Holding, presidida por Rui Coutinho, manterá como administradores não executivos Bernardo Oliveira e João Crispim, adjuntos nas secretarias das Finanças e Infraestruturas do Governo Regional, respetivamente.
A 28 de Junho, o Governo dos Açores anunciou a indicação de Rui Coutinho para a liderança da SATA, destacando que caberia ao novo presidente escolher o restante Conselho de Administração.
As mudanças na administração da SATA acontecem na sequência da saída de Teresa Gonçalves, por alegadas “razões pessoais e de contexto”, um ano depois de ter assumido a liderança do grupo de aviação açoriano.
O Grupo SATA está em processo de reestruturação, na sequência do “resgate” acordado com a Comissão Europeia, que inclui, entre outras medidas, a privatização da SATA Internacional, Azores Airlines. O concurso, com um único concorrente que gerou dúvidas no júri, foi cancelado em Maio pelo Executivo açoriano.