A SATA Air Açores e a Azores Airlines registaram um resultado negativo de 30 milhões de euros no primeiro trimestre de 2023, avançou a “Lusa”.
De acordo com o relatório das demonstrações financeiras referentes ao 1.º trimestre de 2023 das empresas do sector público empresarial regional dos Açores, a que a “Lusa” teve acesso, a Azores Airlines perdeu 23 milhões de euros e a SATA Air Açores sete milhões.
O passivo da Azores Airlines, que assegura as ligações para o exterior dos Açores, cresceu 108,7 milhões de euros no primeiro trimestre do ano para 648 milhões.
Ao invés, a SATA Air Açores, que garante as ligações inter-ilhas, reduziu o pssivo em 142,2 milhões de euros para 333, 7 milhões.
O Grupo SATA anunciou entretanto que as suas duas companhias aéreas já atingiram marca de um milhão de passageiros transportados em 2023, cerca de dois meses mais cedo do que em 2022 e antes do prazo previsto para este ano.
Segundo a SATA, a “evolução representa um crescimento de 34% face ao período homólogo” de 2022, estando em “perspectiva” um “recorde” no número de passageiros transportados até ao final do ano.