O grupo SATA fechou 2016 com um resultado de 1,7 milhões de euros, contra 8,8 milhões de euros negativos de 2015, sem contabilizar os impostos, mas ainda com prejuízos, que não foram divulgados.

SATA

“Temos resultados ainda negativos, mas assistimos a uma evolução muito positiva, tendo-se reduzido o prejuízo em cerca de 50%”, declarou o presidente do conselho de administração, Paulo Menezes, em conferência de imprensa, em Ponta Delgada, no dia em que a assembleia-geral do grupo aprovou as contas de 2016.

Em 2015, o grupo registou um prejuízo de 22 milhões de euros.

Segundo o gestor, o grupo SATA apresentou “melhorias significativas” no desempenho económico de 2016 face ao ano anterior e, apesar dos resultados operacionais e líquidos “ainda apresentarem valores negativos, a melhoria verificada representa uma aproximação a uma operação sustentável”.

De acordo com as contas da SATA, esta melhoria “decorreu essencialmente do forte crescimento do número de passageiros” em 16%, do número de voos em 14% e, consequentemente, das receitas operacionais em 13%, as quais atingiram 202 milhões de euros em 2016.

Para este aumento de receita “contribuiu o aumento de vendas de passagens” da Azores Airlines em cerca de 26%, enquanto nas rotas liberalizadas de São Miguel e Terceira verificou-se um crescimento de 37%.

Os resultados do exercício de 2016 revelam ainda que nas rotas de obrigações de serviço público dos Açores o incremento da venda de passagens foi de 29%, tendo-se verificado um acréscimo de 26% nas rotas dos EUA e de 12% nas do Canadá.

O presidente da companhia açoriana referiu uma redução dos custos com combustível em 4%, tendo o valor de dívida líquida bancária mantido os valores de 2015, ou seja, cerca de 154 milhões de euros.

Paulo Menezes frisou que “a recuperação da actividade operacional do grupo SATA em 2016 permite olhar com confiança renovada para o futuro”, disse.

Em 2016, o governo dos Açores reduziu em 6,6 milhões de euros a dívida de 46,6 milhões que detém com o grupo SATA.

Tags:

Comments are closed.