A Scania anuncia o lançamento do EM C1-2, mais um camião eléctrico a a bateria (BEV), com isso alargando o leque de aplicações.
O novo camião eléctrico a bateria da Scania está disponível em duas versões – 210kW e 240 kW (285 e 326 cv) – e é especialmente vocacionado para a distribuição e construção / serviços públicos.
Mais curto que os seus irmãos mais potentes, o EM C1-2 é “ideal para operações em ambientes urbanos no âmbito da distribuição, mas é igualmente adequado para muitas outras aplicações, como os diversos tipos de veículos que os municípios utilizam para manutenção”, refere a marca sueca.
“A oferta de um eixo em tandem para BEV significa que podem ser especificados basculantes, elevadores de gancho, betoneiras e uma série de outras aplicações de base rígida sem ter de sacrificar a tração ou a capacidade de carga”, acrescenta, em comunicado.
O EM C1-2 promete uma autonomia de 520 quilómetros, com o carregamento completo das baterias a realizar-se “em menos de 85 minutos a 375 kW”.
As baterias, pormenor importante, têm uma duração anunciada de 1,3 milhões de quilómetros, “o tempo de vida útil do camião”. E a sua pegada ecológica é de cerca de “um terço de uma referência industrial comparativa, devido ao facto de serem produzidas com electricidade sem recurso a combustíveis fósseis”.
“A transição para a electrificação é iminente”, afirma Fredrik Allard, Vice-Presidente Sénior e Director de E-mobilidade da Scania, citado na nota. “As razões para não se transformar estão a ser rapidamente eliminadas, ao mesmo tempo que todos os dias surgem diante dos nossos olhos mais razões para mudar para camiões eléctricos. Se juntarmos a isto as exigências dos legisladores, dos compradores de transportes e o facto de os BEV serem adorados pelos condutores, torna-se óbvio por que é que os camiões eléctricos estão prestes a dominar a nossa indústria.”