A Scania divulgou imagens de um concept-truck autónomo, o AXL, que tem a particularidade de não ter cabine.

Scania autónomo será apresentado a 2 de Outubro

A primeira demonstração do AXL terá lugar no Dia da Inovação do Traton Group, a realizar a 2 de Outubro, no centro de demonstrações da Scania, em Södertälje.

“Dispomos já de camiões autónomos nas operações com os clientes. No entanto, até agora, têm tido espaço para um segundo motorista, pronto a intervir, se necessário. O Scania AXL não tem cabine e isso faz mudar tudo,” indica, citado em comunicado, o chefe de investigação e desenvolvimento da Scania, Claes Erixon.

“O desenvolvimento dos veículos autónomos tem registado grandes avanços nos últimos anos. Ainda não temos as respostas todas, mas através de veículos como o Scania AXL abrimos novos horizontes e continuamos a aprender a toda a velocidade”, acrescenta.

O concept tem, ao contrário do que talvez se pudesse supor, motor de combustão (a biofuel).

A marca sueca indica que a exploração mineira e os grandes estaleiros de construção são exemplos de ambientes favoráveis aos veículos autónomos, uma vez que são locais de ambiente controlado.

Para os veículos autónomos, o software é muitas vezes mais importante do que o hardware. O Scania AXL é controlado e monitorizado por um ambiente de controlo inteligente. Na exploração mineira, por exemplo, as operações autónomas são facilitadas por um sistema logístico que informa o veículo sobre o seu desempenho.

 

 

 

 

 

Comments are closed.