A Scania iniciou a comercialização de camiões autónomos para a indústria mineira, ao cabo de dez anos de desenvolvimento.
“A transição da investigação e desenvolvimento para o lançamento de um produto comercial constitui um marco importante para nós e para o transporte pesado autónomo em geral. Este é o produto mais avançado colocado até à data no mercado pela Scania”, referiu Peter Hafmar, Vice-Presidente e Responsável pelas Soluções Autónomas da Scania, citado em comunicado.
No imediato já é possível colocar encomendas para o camião basculante autónomo de 40 toneladas e em breve a oferta alargar-se-á às 50 toneladas, anunciou a Scania, em comunicado.
Para já, as vendas estão limitadas ao mercado australiano e as primeiras entregas e início da operação estão previstas para 2026. O mercado regional seguinte será a América Latina, onde a Scania tem também uma forte presença no segmento mineiro.
Para além das vantagens óbvias, a utilização de camiões autónomos também deverá “permitir que as empresas mineiras avancem mais rapidamente para o passo seguinte em direção a operações com zero emissões. É mais fácil eletrificar as operações com os camiões autónomos da Scania do que com os camiões de transporte pesado tradicionais”, acrescentou Peter Hafmar.
Nos últimos dez anos, a Scania investiu fortemente no desenvolvimento de veículos autónomos. As inovações incluem aplicações para o transporte plataforma a plataforma (“hub-to-hub”) em auto-estradas, bem como veículos autónomos para áreas confinadas, caso das minas.
“É provavelmente o projecto de investigação e desenvolvimento mais ambicioso que realizámos até agora em parceria com um cliente, e estou muito satisfeito com o resultado. Graças a todos os controlos rigorosos e a diversos testes realizados no local, conseguimos desenvolver uma solução de transporte autónomo ideal para as minas”, concluiu Peter Hafmar.