A venda de camiões em Portugal continua em alta. Em Janeiro, o crescimento homólogo foi de 8,9%, com a Scania a liderar o mercado.
Foram 623 os camiões matriculados em Portugal no arranque do novo ano, de acordo com os dados divulgados pela ACAP. Em Janeiro de 2022, contaram-se 572.
A Scania é a primeira líder do mercado, com 180 registos, num crescimento homólogo de 28,6%. A Volvo, que foi a marca mais vendida nos dois últimos anos, ocupa agora a segunda posição, com 140 matrículas, a crescer 22,8%. A Mercedes-Benz fecha o pódio, com 80 vendas, a perder 15,8%.
Entre as principais marcas, Renault Trucks e Ford começaram o ano em terreno positivo, com ganhos de 97% e 17,9% e 65 e 46 matrículas, respectivamente.
Na inversa, a Ford (-2,4%, 41 vendas), a Iveco (-15,2%, 28) e a MAN (-34,3%, 23) entraram em 2024 com o “pé esquerdo”.
Autocarros quase duplicam
Também em Janeiro, matricularam-se 103 autocarros, número que compara com os 587 de há um ano.
A MAN, que teve um 2024 muito discreto, ocupou a liderança, com 44 vendas registadas, num ganho homólogo de 214,3%, à frente da Mercedes-Benz, que cresceu 566,7%, de três para 20 autocarros.
A Iveco foi terceira, com 11 autocarros, mas uma quebra de 66,7%, à frente de Irizar e Caetano, ambas com 11 matrículas, sendo que a marca espanhola em Janeiro de há um ano registou quatro e a portuguesa ficou a zeros.