A Scania vai fornecer à empresa mineira sueca Boliden um camião eléctrico de 74 toneladas de peso bruto, anunciou.
O veículo será entregue durante a Primavera, para operar numa rota de ida e volta de 30 km, em estradas públicas, junto à mina da Boliden, no Norte da Suécia.
A ideia é testar o veículo para futuramente electrificar mais fluxos de transporte da empresa mineira, que aposta em reduzir as suas emissõees de CO2 em 40% até 2030.
O Scania a fornecer baseia-se nas soluções técnicas já utilizadas nos camiões eléctricos produzidos em série, mas com componentes reforçados dada a dureza do trabalho a realizar. n
“Mais uma vez, demonstrámos que é tecnicamente possível ter soluções totalmente eléctricas para veículos pesados”, salientou Fredrik Allard, Chefe de Mobilidade Eléctrica da Scania, citado num comunicado do construtor sueco.
Este projecto em concreto faz parte da REEL, Regional Electrified Logistics, uma iniciativa destinada a preparar o caminho para a transição para um transporte de carga eléctrico no mercado sueco. Os veículos eléctricos estão a tornar-se comuns nas estradas do norte da Suécia.