A Scania está a desenvolver um reboque coberto de painéis solares para alimentar um camião híbrido plug-in.
A Scania vai equipar um reboque de 18 metros com células solares nas laterais e no tejadilho, formando um painel solar com 140 metros quadrados, para alimentar um camião híbrido plug-in.
“As células solares já foram previamente utilizadas em barcos e caravanas, mas apenas para alimentar equipamentos auxiliares, tais como como frigoríficos e fogões, nunca para a cadeia cinemática propriamente dita”, afirma Erik Falkgrim, responsável de Tecnologia do Departamento de Design de Veículo na Scania R&D, citado em comunicado.
Os painéis solares deverão produzir anualmente 14 000 kWh num país como a Suécia, e bastante mais em países mediterrânicos onde a exposição solar é substancialmente maior. A poupança de combustível poderá, por isso, variar entre os 5-10% e os 20%.
O conjunto equipado com os painéis solares será testado em condições reais pelo transportador sueco Ernst Express, que já colaborou nos testes das auto-estradas eléctricas promovidas pela Scania.
O projeto de investigação prevê analisar também se o reboque consegue fornecer eletricidade à rede quando as baterias estiverem totalmente carregadas, ou quando o camião está estacionado, por exemplo, aos fins-de-semana.