No primeiro trimestre de 2018, o mercado português de pesados de mercadorias praticamente estagnou (+0,5%), com 1 113 matrículas, segundo os dados da ACAP. A Scania lidera.

 

A Scania, que lidera o mercado português há três anos, mantém a posição no acumulado de 2018, com 230 viaturas (+27,1%) registadas, contra 184 (+73,6%) da Mercedes. A terceira marca de camiões mais vendida no ano é a Renault Trucks, com 145 matrículas (+0,7%).

Seguem-se no ranking nacional a MAN (125), a DAF (113), a Volvo (113), a Iveco (109), a Fuso (51), a Isuzu (36), a MAN-VW (5) e a Fiat (2).

Em Março, as vendas de camiões em Portugal caíram 26,3% em termos homólogos.

A Renault Trucks foi a marca mais vendida, com 57 unidades matriculadas (-26%), à frente da Scania, com  52 (-20%). O pódio mensal foi fechado pela Volvo (+11,4%, para 49 unidades).

Autocarros descem

Quando ao mercado nacional de pesados de passageiros, em Março foram matriculadas 27 unidades, menos 30,8% do que as 39 do mês homólogo do ano passado. A MAN, com dez autocarros, a Scania (6) e a Renault (4) foram as marcas mais vendidas.

No acumulado do primeiro trimestre do ano, o mercado nacional caiu 12,3% face ao mesmo período de 2017, com 142 vendas.

A Mercedes (44 matrículas, -26,7%) é a marca mais vendida. MAN (30 unidades, +7,1%) e Volvo (18 matrículas, -25%) fecham o pódio.

Comerciais ligeiros mantêm

Em Março, foram vendidos em Portugal 3 495 comerciais ligeiros, menos 2,2% do que no mesmo mês do ano passado. Por marcas, a Citroën liderou, com 648 unidades (-2,6%), seguida da Renault (640, +4,4%) e da Peugeot (563, -2,9%).

No acumulado de Janeiro a Março, o mercado ascendeu a 8 710 veículos, o que representou um aumento de 0,5% face ao período homólogo de 2017. A marca mais vendida foi a Renault, com 1 669 unidades, mais 12,7% do que no mesmo período do ano passado. Seguiram-se-lhe a Citroën e Peugeot, muito próximas entre si, respectivamente com 1 498 (+6,2%) e 1 484 (+11,2%) unidades matriculadas.

 

 

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