Os dados da Comissão Europeia confirmam a liderança da Scania na redução das emissões de CO2 e na eficiência de combustível, sustenta a marca sueca, em comunicado.
Recentemente, a Comissão Europeia publicou estatísticas sobre as emissões de CO2 de camiões novos para cada fabricante de veículos pesados registado na UE entre Julho de 2019 e Junho deste ano. Segundo a Scania, a marca “é a melhor da classe em termos de eficiência energética e baixas emissões de CO2, 4,7% abaixo do limite de CO2 definido pela UE”.
A Scania será mesmo “o único fabricante de camiões pesados que está claramente abaixo do limite da UE”, enfatiza.
Acresce, como sublinha Henrik Wentzel, Conselheiro Sénior em Planeamento de Produtos da Scania, citado no comunicado, que “a vantagem dos valores de CO2 certificados publicados pela UE é que todos têm de tentar fazer os cálculos da mesma forma – esta é a forma mais justa disponível para comparar as emissões entre fabricantes”.
Em 2019, a UE legislou sobre as primeiras normas de emissão de CO2 a nível da UE para veículos pesados e estabeleceu objectivos para reduzir a média das emissões dos camiões novos em 15% para 2025 e em 30% para 2030, comparativamente com os níveis de 2019.
A Scania, por seu turno, fixou como seu Objectivo de Base Científica (SBT, na sigla em inglês) reduzir as emissões de CO2 dos veículos quando em utilização em 20% até 2025, em comparação com 2015.
A propósito, Andreas Follér, Chefe de Sustentabilidade da marca, também citado no comunicado, sublinha que “a legislação da UE relativamente ao CO2 apenas abrange as emissões do “Tank to Wheel” (”do tanque à roda”: um conceito que considera apenas as emissões diretas durante a utilização do veículo.)”, enquanto que “o nosso SBT é medido do “Well to Wheel” (“do poço à roda”).
Há dias, a Scania ganhou, pelo quinto ano consecutivo, o prémio “Green Truck”, com o seu R140.