Continua em alta o mercado português de pesados de mercadorias. Em Fevereiro matricularam-se 243 veículos, mais 44% do que há um ano. Em dois meses venderam-se 606 camiões, contra 423 há um ano.
Em Fevereiro foi a Renault Trucks que registou mais unidades, mas a Scania manteve a liderança do mercado nacional. A marca francesa multiplicou por quatro os números de 2010, tendo matriculado agora 52 veículos. Já os suecos avançaram 107% para 31 unidades.
Melhor fez a também sueca Volvo, com 44 matrículas, um crescimento homólogo de 76%. A Mercedes registou 34 camiões (mais 17%) e a MAN 27 (mais 238%).
Em perda, em Fevereiro, estiveram a DAF, a Iveco e a Mitsubishi. A marca holandesa ficou-se pelas 25 matrículas (menos 22%), os italianos caíram 46% para sete registos e os japoneses cederam 58% para 10 veículos.
Desde o início do ano, o mercado nacional de pesados de mercadorias cresce 43%, liderado pela Scania, que praticamente duplica as matrículas, de 57 para 112.
A Renault Trucks é agora a segunda do ranking, com 94 registos, um avanço homólogo de 45%. A Volvo também subiu na classificação, para o terceiro lugar, com um acumulado de 91 veículos (mais 49%).
A Mercedes cedeu duas posições e é agora quarto no ranking, com 89 matrículas (+78%), à frente da DAF, que soma 79 (+2%).
A MAN está isolada no sexto lugar, com 60 vendas entregues (a subir 77%). Longe surge a Iveco, com um total de 35 (ainda assim a subir 6%). E mais longe ainda estão a Mitsubishi e a Toyota, com 19 e 18 registos, respectivamente, sendo que enquanto a primeira é a única a perder, e logo 57%, a segunda avança 157% em termos homólogos.