O mercado português de pesados de mercadorias cresceu 8,8% nos primeiros cinco meses do ano, com 1 973 matrículas, de acordo com os dados da ACAP. A Scania manteve a liderança.

A marca sueca vendeu, no acumulado de Janeiro a Maio, 359 camiões (+9,1%), seguida da Renault (+33,6%), com 322 unidades, e da Volvo (+22,2%), com 275 camiões.

Seguiram-se no ranking nacional a MAN (269), Mercedes (252) Iveco (169), DAF (162), Fuso (95), Isuzu (63) e Volkswagen (7).

Em Maio, as vendas de camiões em Portugal cresceram 26,3% em termos homólogos, para 404 matrículas.

A Scania foi a marca mais vendida, com 80 unidades matriculadas (+27%), à frente da MAN, com 74 (+105,6%). O pódio mensal foi fechado pela Renault (56 camiões, -1,8%).

Autocarros crescem mais

Quando aos pesados de passageiros, no acumulado de Janeiro a Maio o mercado nacional cresceu 57,8% face ao mesmo período de 2018, com 333 vendas.

A MAN (153 matrículas, +188,7%) foi a marca mais vendida. Mercedes (81 unidades, +50%) e Iveco (25 matrículas, +4,2%) completaram o pódio.

Em Maio, o mercado representou 62 unidades, mais 87,9% do que as 33 do mês homólogo do ano passado. A MAN, com 22 autocarros, e a Mercedes (13) foram as mais vendidas.

Comerciais ligeiros estagnam

Quanto aos comerciais ligeiros, o mercado ascendeu, de Janeiro a Maio, a 15 349 veículos, o que representou uma subida de 1,7% face ao período homólogo de 2018. A marca mais vendida foi a Renault, com 3 500 unidades, mais 8,9% do que no mesmo período do ano passado. Seguiram-se-lhe a Peugeot e a Citroën, respectivamente com 2 674 (+6,2%) e 1 997 (-20%) unidades matriculadas.

Em Maio, foram vendidos em Portugal 3 469 comerciais ligeiros, menos 0,7% do que no mesmo mês do ano passado. Por marcas, a Renault liderou, com 781 unidades (-12,6%), seguida da Peugeot (629, +10,4%) e da Citroën (469, -10%).

 

 

 

Tags:

Comments are closed.