A partir de Outubro, o Scania Charging Access promoverá o acesso às redes públicas de carregamento eléctrico para pesados na Europa.
A partir das aplicações My Scania e Scania Driver – diz o construtor sueco em comunicado – , os motoristas poderão saber “onde estão localizados os carregadores, calcular a distância até aos mesmos e monitorizar os processos de carregamento”.
Prometem-se “custos fixos e previsíveis, sem taxas ocultas, através de um sistema de faturação conveniente”. O sistema estará disponível para frotas mistas.
Para já, não foram revelados os nomes dos parceiros associados à iniciativa, mas Fredrik Allard, vice-Presidente Sénior e responsável pela e-mobility da marca, fala na possibilidade de as redes locais de concessionários Scania e os principais fornecedores do sector de regarga de automóveis se associarem ao serviço.
“O Scania Charging Access ajudará a eliminar os obstáculos e o stress associados ao carregamento em rota, proporcionando uma rede extensa e uma administração sem complicações”, refere Fredrik Allard.
A proposta “tem por objetivo principal criar condições adequadas para uma verdadeira transformação da mobilidade eletrónica do nosso sector. Não estou a afirmar que somos filantropos, mas o principal objectivo consiste em criar as infra-estruturas necessárias para um transporte sustentável. Espero sinceramente que outros OEM apoiem esta iniciativa, introduzindo também redes partilhadas para frotas mistas, proporcionando aos clientes acesso à mais ampla possível rede de regarga para camiões na Europa”, reforça.