Sábado, Maio 17, 2025
  • Login
Transportes & Negócios
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Jaime Vieira dos Santos

    A cadeia logística como organismo vivo

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Descomplicar Inter e Multimodalidade

    Connections, connections, Connections

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    O fim da nação mais favorável

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Jaime Vieira dos Santos

    A cadeia logística como organismo vivo

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Descomplicar Inter e Multimodalidade

    Connections, connections, Connections

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    O fim da nação mais favorável

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Scania prossegue ofensiva urbana com “7 litros”

por T&N
08/07/2019
em Veículos Comerciais
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
A Scania tem apostado no reforço da oferta para o mercado urbano e regional. Um dos mais recentes exemplos é o motor 7 litros.

O DC07, com seis cilindros, é proposto pela Scania com 220 cv e 1 000 Nm, 250 e 1 100 Nm e 280 cv e 1 200 Nm. Este bloco com turbo de geometria fixa e redução catalítica selectiva (SCR) cumpre a norma Euro 6.

Disponível nas cabines P, G e L (esta última só estará disponível a partir de 2020), precisamente as mais viradas para o uso urbano, o DC07 alarga a família de motores da Scania para 7, 9, 13 e 16 litros, com potências entre 220 e 730 cv.

Lertambém

Vendas de camiões voltaram a crescer

MAN reforçou liderança nos camiões

05/05/2025
Iveco fornece 102 autocarros à Busway

Iveco fornece 102 autocarros à Busway

29/04/2025

“Permite-nos ter um foco específico para cada realidade de transportador”, afirmou aos jornalistas Alex Neri, responsável de pré-venda da Scania Iberica. Em concreto, o motor 7 litros permite à marca sueca “reforçar a aposta em clientes actuais, mas também responder a novos clientes”, acrescenta.

Este bloco mais virado para o urbano e o regional é, com efeito, uma forma de a Scania responder às previsões de que até 2050 o transporte urbano de mercadorias vai crescer 50%. “Os centros urbanos crescem em todo o mundo, pelo que os segmentos urbanos têm tendência a crescer também”, salienta Alex Neri.

Em Portugal, o mercado de camiões urbanos representa cerca de 12% das vendas totais de pesados de mercadorias, tendo significado 577 matrículas. A quota da Scania nesse segmento rondou 10%. No caso concreto do novo motor 7 litros da marca, no mercado luso desde o segundo semestre de 2018, a Scania já comercializou dez unidades.

Scania Mais leve e poupado

Face ao 9 litros de anterior geração (o que substitui na gama urbana da Scania e não o actual 9.0 comercializado pelo construtor), o motor DC07 permite, na cabine P, ter o túnel rebaixado, aumentando a habitabilidade na cabine. Além disso, é 360 kg mais leve, o que contribui, também, para consumos mais baixos em 10% em utilização urbana.

As contas da Scania apontam, aliás, para uma redução de custos com 7 litros face ao 9 litros de 750 euros por ano. Os cálculos da marca têm em consideração uma quilometragem anual de 100 mil km e consumos médios de 25 l/100 km com o preço do litro de diesel a um euro.

No caso dos clientes que pretendem uma opção 4×4, esses continuam a ter de optar pelo anterior 9 litros. Ainda em termos de opções específicas, a cabine P pode ser encomendada com cama.

O TRANSPORTES & NEGÓCIOS teve oportunidade de ter um contacto com este motor 7 litros com 280 cv e associado à caixa automatizada Scania Opticruise (que já representa 97% das vendas, ficando a transmissão manual com somente 3%).

O Scania P 280 B4x2NA confirmou alguns dos argumentos apontados pela marca. O DC07 realça-se pela curva de binário ampla e longa, o que faz com seja um motor elástico, que é o que se pretende em uso urbano.

Realce, no Scania P 280 B4x2NA em que circulámos, para as múltiplas câmaras que permitem ao motorista ter uma visão 360 graus do veículo. Esta tecnologia é muito útil, sobretudo quando há necessidade de efectuar manobras, o que acontece muito, claro está, num camião vocacionado para uma utilização urbana e regional como este.

Outro dos elementos de destaque no camião experimentado é a Janela Scania de Segurança na Cidade na porta do passageiro. Trata-se de um opcional disponível em todas as versões das cabinas P e L. Uma janela em posição baixa na porta do passageiro aumenta a capacidade do condutor para detectar utilizadores vulneráveis da estrada, como crianças, ciclistas e peões, na proximidade imediata do camião.

Realce ainda para o travão de “mão” eléctrico. Este aumenta não só o conforto como a segurança, já que torna praticamente impossível o motorista esquecer-se de travar o veículo. Isto com o “descanso” de bastar acelerar para o travão de mão se desactivar, caso o motorista tenha o cinto de segurança colocado. Caso não o tenha colocado (para uma ou outra manobra rápida), pode sempre destravar ou travar pressionando o botão.

 

Notícias Relacionadas

Volvo continua a liderar nos camiões
Veículos Comerciais

Mercado de camiões encolheu 7,6%

02/01/2025
KLog investe em camiões eléctricos
Rodoviário

KLog investe em camiões eléctricos

19/06/2024
Scania comercializa camiões autónomos para minas
Veículos Comerciais

Scania comercializa camiões autónomos para minas

11/06/2024
A seguir
Irlanda quer exportar mais para Portugal

Irlanda quer exportar mais para Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Jaime Vieira dos Santos

A cadeia logística como organismo vivo

16/05/2025
APDL avança com o porto seco da Guarda

Porto Seco da Guarda pronto em nove meses

16/05/2025
Hapag-Lloyd lucrou mais 45% no trimestre

Hapag-Lloyd lucrou mais 45% no trimestre

14/05/2025
Espanhóis reclamam agência para a intermodalidade

Espanhóis reclamam agência para a intermodalidade

14/05/2025
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados