O mercado português de pesados de mercadorias cresceu 5,1% no primeiro quadrimestre, com 1 569 matrículas, segundo os dados da ACAP. A Scania recuperou a liderança.

 

A marca sueca vendeu, no acumulado de Janeiro a Abril, 279 camiões (+4,9%), seguida da Renault, com 266 unidades (+44,6%), e da Mercedes, com 232 camiões (-15,3%).

Seguem-se no ranking nacional a Volvo (224 vendas), MAN (195), Iveco (133), DAF (111), e Volkswagen (6).

Em Abril, as vendas de camiões em Portugal cresceram 8,2% em termos homólogos.

A Scania foi a marca mais vendida, com 73 unidades matriculadas (+114,7%), à frente da Renault, com 53 (+39,5%). O pódio mensal foi fechado pela MAN (+54,8, para 48 unidades).

Autocarros crescem mais

Quanto aos pesados de passageiros, no acumulado do primeiro quadrimestre do ano, o mercado nacional cresceu 52,2% face ao mesmo período de 2018, com 271 vendas.

A MAN (131 matrículas, +219,5%) é a marca mais vendida. Mercedes (68 unidades, +28,3%) e Iveco e Scania (ambas com 18 matrículas) fecham, “ex-aequo”, o pódio.

Em Abril, o mercado representou 43 unidades, mais 19,4% do que as 36 do mês homólogo do ano passado. A Mercedes, com 17 autocarros, a Scania (10) e a MAN (7) foram as mais vendidas.

Ligeiros sobem menos

Nos comerciais ligeiros, o mercado ascendeu, de Janeiro a Abril,  a 11 880 veículos, o que representou uma subida de 2,4% face ao período homólogo de 2018. A marca mais vendida foi a Renault, com 2 719 unidades, mais 17,2% do que no mesmo período do ano passado. Seguiram-se-lhe a Peugeot e a Citroën, respectivamente com 2 045 (+5%) e 1 528 (-22,6%) unidades matriculadas.

Em Abril, foram vendidos em Portugal 3 154 comerciais ligeiros, mais 6,9% do que no mesmo mês do ano passado. Por marcas, a Renault liderou, com 726 unidades (+11,5%), seguida da Peugeot (535, +15,6%) e da Citroën (463, -2,9%).

 

 

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