A Scania venceu o concurso internacional promovido pela Horários do Funchal para fornecer 15 autocarros para a frota turística da operadora madeirense.
A escolha recaiu nos Scania K410 IB 4×2, com motor de 13 litros e 410 cv e caixa de 8 velocidades. A lotação é de 53 lugares +1+1. A ampla porta central com plataforma automática lateral permite embarcar pessoas com mobilidade reduzida e em cadeira de rodas.
O nível de equipamento inclui o sistema Opticruise, o sistema de travagem eletrónica (EBS), Scania Retarder e Controlo de Tração (TC).
“A flexibilidade da série K da Scania torna possível desenvolver uma grande variedade de tipos de autocarros, mas todos com o mesmo nível de conforto, fiabilidade e segurança. Em particular, estes veículos Scania oferecem facilidade de condução e conforto, tanto para o condutor como para os passageiros em longas distâncias”, sublinhou Area Sales Manager de Autocarros e Motores da Scania Portugal, citado em comunicado.
“A aquisição de 15 veículos Scania/Irizar I6 (…) surge no seguimento das estratégias de consolidação da marca HF no mercado regional, após a identificação de uma lacuna que se encontrava por preencher, uma vez que a frota de autocarros de turismo que dispúnhamos apresentava uma idade média bastante elevada e não acompanhava as exigências do mercado de turismo, dados os custos de manutenção, de operação e ambientais, bastante consideráveis”, justificou, por seu turno, a Horários do Funchal.