A Scania iniciará nas próximas semanas testes reais com um camião híbrido plug-in ao serviço da Acotral e Mercadona.
No caso, o Scania híbrido plug-in operará na distribuição aos supermercados da Mercadona na capital espanhola.
O camião híbrido plug-in da Scania está disponível para cabinas L e P e combina um motor de combustão de 9 litros, disponível com três potências nominais, de 280, 320 e 360 cv, para percorrer as lingas distâncias, e três baterias, com uma capacidade instalada de 90 kWh e um motor elétrico de 115 kW, que permitem circular durante até 60 km em modo eléctrico.
Esta combinação permite, por um lado, a distribuição de “last mile” em modo de zero emissões, incluindo o equipamento de refrigeração e, por outro, a máxima autonomia e adaptação às operações habituais de uma empresa de transportes com motores diesel.
O tempo de carga das baterias de 0% a 80% é de aproximadamente 35 minutos, realizando-se a carga também através da energia de travagem regenerativa.
Para ajudar à gestão dos veículos, a Scania disponibiliza o Scania Zone, que permite, por exemplo, pré-definir como e quando o camião deve funcionar em modo eléctrico adaptando-se às normas específicas de velocidade e de contaminação, tanto acústica como meio ambiental, aplicáveis em contexto urbano.
Para Ángel González, Director Geral da Acotral, este teste “é mais um passo para um transporte cada vez mais sustentável, uma exigência da sociedade e dos nossos clientes e para nos prepararmos para possíveis mudanças legislativas no transporte de último quilómetro nas cidades. Testar o primeiro camião híbrido plug-in da Scania em Espanha permitir-nos-á conhecer, em primeira mão, o comportamento destes veículos no nosso trabalho, numa situação real. Este teste ajudar-nos-á na tomada de decisões na nossa empresa para os próximos anos”.