A Scania vai estrear os testes de camiões autónomos em auto-estradas europeias, na auto-estrada E4 entre Södertälje e Jönköping, na Suécia, anunciou.
Durante os testes, os camiões transportarão cargas para os centros de produção da Scania. Os veículos terão embarcada tecnologia de nível 4 na escala SAE de 5 pontos para veículos de condução autónoma, o que significa que a condução será autónoma mas, por razões de segurança, será supervisionada por um motorista.
Um engenheiro de testes também estará a bordo durante os testes, com a tarefa de monitorizar e verificar as informações que são transmitidas ao camião a partir dos sensores que permitem a condução autónoma.
“Tanto nos EUA, como na China, os testes já estão a decorrer em camiões de acordo com o Nível 4 em estradas públicas, no entanto, tanto quanto sei, a Scania é a primeira na Europa a testar a tecnologia numa auto-estrada e com carga”, afirma Hans Nordin, responsável pelo projecto Hub2hub, citado em comunicado.
No final deste ano, a Scania planeia expandir os testes para abarcar toda a rota entre Södertälje e Helsingborg. No futuro, “esperamos ainda conseguir testar a tecnologia noutros países europeus e na China”, acrescentou.
De acordo com Nordin, o chamado transporte Hub2hub – condução na auto-estrada entre centros de carga – será o primeiro tipo de transporte em estradas públicas onde camiões de condução autónoma se tornarão realidade.
A Scania tem testado camiões de condução autónoma para transporte de minério na Austrália desde 2017. E a experiência mostra que a condução autónoma poderá ser uma realidade dentro de poucos anos “em zonas fechadas como, por exemplo, minas, aeroportos, centros logísticos”, afirma Nordin.