Terça-feira, Julho 8, 2025
  • Login
Transportes & Negócios
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Intermodalidade: uma escolha do coração… e da razão

    O horizonte é o nosso destino: Portugal, a futura plataforma logística do Mundo

    A nova corrida ao Ártico: o tabuleiro global das ambições climáticas e geopolíticas

    Concessões portuárias não são PPP

    A inovação no sector dos transportes

    Resiliência na Supply Chain: da prevenção à vantagem competitiva

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Voar com a patrulha pata

    Descomplicar Inter e Multimodalidade

    Entroncamento: sempre Estratégico, nunca Prioritário!

    Vítor Caldeirinha assume Intermodal Portugal

    Geopolítica em alta tensão: Risco ou oportunidade para os portos marítimos?

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Intermodalidade: uma escolha do coração… e da razão

    O horizonte é o nosso destino: Portugal, a futura plataforma logística do Mundo

    A nova corrida ao Ártico: o tabuleiro global das ambições climáticas e geopolíticas

    Concessões portuárias não são PPP

    A inovação no sector dos transportes

    Resiliência na Supply Chain: da prevenção à vantagem competitiva

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Voar com a patrulha pata

    Descomplicar Inter e Multimodalidade

    Entroncamento: sempre Estratégico, nunca Prioritário!

    Vítor Caldeirinha assume Intermodal Portugal

    Geopolítica em alta tensão: Risco ou oportunidade para os portos marítimos?

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Scania testa camiões autónomos na Suécia

por T&N
23/02/2021
em Veículos Comerciais
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

A Scania vai estrear os testes de camiões autónomos em auto-estradas europeias, na auto-estrada E4 entre Södertälje e Jönköping, na Suécia, anunciou.

Durante os testes, os camiões transportarão cargas para os centros de produção da Scania. Os veículos terão embarcada tecnologia de nível 4 na escala SAE de 5 pontos para veículos de condução autónoma, o que significa que a condução será autónoma mas, por razões de segurança, será supervisionada por um motorista.

Um engenheiro de testes também estará a bordo durante os testes, com a tarefa de monitorizar e verificar as informações que são transmitidas ao camião a partir dos sensores que permitem a condução autónoma. 

“Tanto nos EUA, como na China, os testes já estão a decorrer em camiões de acordo com o Nível 4 em estradas públicas, no entanto, tanto quanto sei, a Scania é a primeira na Europa a testar a tecnologia numa auto-estrada e com carga”, afirma Hans Nordin, responsável pelo projecto Hub2hub, citado em comunicado.

No final deste ano, a Scania planeia expandir os testes para abarcar toda a rota entre Södertälje e Helsingborg. No futuro, “esperamos ainda conseguir testar a tecnologia noutros países europeus e na China”, acrescentou.

De acordo com Nordin, o chamado transporte Hub2hub – condução na auto-estrada entre centros de carga – será o primeiro tipo de transporte em estradas públicas onde camiões de condução autónoma se tornarão realidade. 

A Scania tem testado camiões de condução autónoma para transporte de minério na Austrália desde 2017. E a experiência mostra que a condução autónoma poderá ser uma realidade dentro de poucos anos “em zonas fechadas como, por exemplo, minas, aeroportos, centros logísticos”, afirma Nordin. 

 

Tags: camiões autónomosScania
Post Anterior

Coimbra aprova Linha do Hospital do SMM

A seguir

Oceano nada Pacífico – contentores voadores

Notícias Relacionadas

Volvo continua a liderar nos camiões
Veículos Comerciais

Mercado de camiões encolheu 7,6%

02/01/2025
Volvo inicia operações autónomas no Texas
Veículos Comerciais

Volvo inicia operações autónomas no Texas

11/12/2024
KLog investe em camiões eléctricos
Rodoviário

KLog investe em camiões eléctricos

19/06/2024
A seguir
Pedro Galveia

Oceano nada Pacífico – contentores voadores

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

TTI Algeciras investe 150 milhões na expansão

TTI Algeciras investe 150 milhões na expansão

08/07/2025
AGEPOR pede fim dos "monopólios grevistas"

AGEPOR pede fim dos “monopólios grevistas”

08/07/2025
Intermodalidade: uma escolha do coração… e da razão

O horizonte é o nosso destino: Portugal, a futura plataforma logística do Mundo

08/07/2025
Transmaia reforça-se com dez Actros L Pro Cabin

Transmaia reforça-se com dez Actros L Pro Cabin

07/07/2025
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados