A Scania anuncia para Fevereiro de 2016 o arranque dos testes em estrada de camiões-trólei, no âmbito do projecto “Gävle Electric Road”.

Scania - Camião-trólei

Este projecto é financiado pelo governo sueco (oito milhões de euros) e pela região de Gävleborg (cinco milhões de euros) e prevê a construção de dois quilómetros de estrada electrificadas – com um sistema semelhante às catenárias dos tróleis e metros ligeiros – entre o porto de Gävle e Storvik.

A Scania já leva vários anos de trabalho conjunto com a Siemens nesta iniciativa de “camiões-trólei”. Inclusivamente, camiões semelhantes já estão em testes nos EUA, num trajecto entre o porto de Los Angeles e Long Beach.

Os camiões que estarão em teste na Suécia estão equipados com um sistema de propulsão híbrido eléctrico desenvolvido pela Scania, que recebe a energia da catenária através de um pantógrafo instalado atrás da cabine, desenvolvido pela Siemens.

Os testes realizados em circuito, na Alemanha, permitiram concluir que a utilização dos camiões-trólei permite reduzir as emissões poluentes em até 80-90%.

A alimentação dos veículos através das catenárias resolve o problema das limitações das baterias eléctricas. Mas ao invés coloca a questão do investimento necessário para “electrificar” milhares de quilómetros de estradas.

Os comentários estão encerrados.