O segundo comboio semanal da Schenker Transitários entre Portugal e a Alemanha tem a primeira saída confirmada para o próximo dia 1 de Outubro, apurou o TRANSPORTES & NEGÓCIOS.

Inicialmente prevista para hoje, a nova ligação arrancará na primeira segunda-feira de Outubro. Na semana seguinte verificar-se-á uma paragem, justificada com razões técnicas, mas o serviço será retomado logo a 15.

Este segundo comboio semanal entre Portugal e a Alemanha fará o mesmo percurso do primeiro, isto é, ligará Lisboa e Leixões (através da plataforma da Pampilhosa) a Braunschweig e a Frankfurt. A oferta de capacidade será também a mesma. Cada composição contará 32 vagões-plataformas/caixas, com uma extensão total de 480 metros e uma capacidade de carga total de 703 toneladas.

A operação semanal entre Portugal e a Alemanha arrancou em Fevereiro passado, com saídas em ambos os sentidos às sextas-feiras. O serviço apenas foi interrompido uma vez, por motivos técnicos, e tem mantido uma taxa de ocupação de 100% à exportação e de cerca de 50% à importação.

A responsabilidade e o risco do serviço é da Schenker Transitários. A tracção é assegurada pela CP Carga em Portugal, pela Renfe em Espanha, e pelo grupo DB além-Pirinéus.

Esta experiência da DB Schenker estará em foco no Seminário de Transporte Ferroviário que o TRANSPORTES & NEGÓCIOS promove no próximo dia 27 do corrente, no Porto.

O director-geral da Schenker Portugal, Frank Gutzeit, é um dos oradores confirmados, para apresentar a experiência e debater as potencialidades – e as necessidades – para se fazer mais e melhor nas ligações de Portugal à Europa por ferrovia.

Os comentários estão encerrados.