A Orient Overseas Container Line (OOCL) foi companhia mais pontual no terceiro trimestre de 2017, com um índice de fiabilidade de horário de 83,3%, de acordo com os dados contabilizados pela SeaIntel.
Evergreen e Wan Hai foram os segundos operadores mais pontuais, ambos com uma fiabilidade horária de 82,5%. Seguiram-se-lhe na lista da consultora APL e HMM, com 82,3% e 82%, respectivamente.
Em termos globais, a pontualidade das companhias de transporte marítimo de contentores teve uma melhoria marginal, de 0,2 pontos percentuais, passando de 74,5% no segundo trimestre para 74,7% no terceiro trimestre. Contudo, na comparação com o terceiro trimestre de 2016, houve um retrocesso de 10,6 pontos percentuais.
Os dados da SeaIntel indicam que, no terceiro trimestre do ano em curso, 11 das 18 maiores companhias de transporte marítimo de contentores registaram melhorias face ao trimestre anterior. Pelo contrário, seis operadores diminuíram as pontuações, embora por pequenas margens, e a Hapag Lloyd não registou nenhuma alteração em relação ao segundo trimestre de 2017.
Na comparação com o terceiro trimestre de 2016, o relatório da SeaIntel dá conta que nenhum operador melhorou o desempenho. As maiores quedas face ao período homólogo do ano passado aconteceram na MOL, UASC e K Line, com perdas respectivas de 15,1, 14,4 e 13,8 pontos percentuais.
O desempenho foi medido, segundo a consultora, com base em 38 595 chegadas de navios aos portos de todo o mundo.