O SEAL aconselhou hoje os estivadores de Lisboa a regressarem ao trabalho, mas quer agora o afastamento do administrador da insolvência da A-ETPL.
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Na sequência da declaração do estado de emergência, e embora discordando da suspensão automática do direito à greve, o sindicato dos estivadores SEAL decidiu aconselhar os seus associados a cumprirem as escalas de serviço efectuadas pelas empresas. Mas isso não significa o regresso à normalidade no porto de Lisboa.

Sindicato e operadores mantêm o braço de ferro sobre a utilização dos trabalhadores da A-ETPL, que representam cerca de metade dos estivadores do porto da capital. O SEAL insiste em que os trabalhadores mantêm o vínculo contratual, apesar da insolvência da empresa de trabalho portuário, e até se terá disponibilizado a pagar  o seguro de acidentes de trabalho em falta.

Mas entretanto o administrador da insolvência notificou os trabalhadores da A-ETPL da extinção do contrato de trabalho pela insolvência da empresa. Por isso, mas não só, o SEAL já anunciou a intenção de pedir uma assembleia de credores, onde pretende fazer votar a substituição do administrador que, diz, “não demonstra ter a isenção necessária para o exercício do cargo”.

Pelo meio, o sindicato acusa ainda os operadores portuários de estarem a pressionar os estivadores a assinarem novos contratos com as empresa de estiva Porlis e ETE Prime.

Mas não só. O SEAL denuncia ainda a circunstância de as empresas estarem a impor aos estivadores trabalharem noutros locais, e para outras entidades, algo previsto na declaração de emergência mas que, sustenta, só pode ser imposto pelas entidades públicas.

Sobre o futuro da A-ETPL, o sindicato mantém a intenção de apresentar uma proposta de viabilização da empresa, e lembra que a maior parte dos créditos serão remunerações devidas aos trabalhadores. Porque o SEAL insiste em tudo fazer para que não entrem no porto da capital estivadores que ali não trabalhavam antes de 15 de de Março.

This article has 1 comment

  1. luís pereira

    E ninguém afasta o louco do chefe do SEAL que há anos destrói a economia do Mar ? Os Ministros dos Transportes e Economia têm medo dele ? É Vergonha nacional !!

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