O secretário de Estado das Infraestruturas será um dos oradores da PORTO MARITIME WEEK, que decorrerá entre 23 e 27 de Setembro, no Porto de Leixões, organizada pelo TRANSPORTES & NEGÓCIOS.
Hugo Espírito Santo intervirá no final da manhã do segundo dia da PORTO MARITIME WEEK, encerrando a sessão dedicada a discutir o futuro do Porto de Leixões.
Numa parceria entre o TRANSPORTES & NEGÓCIOS e a AGEPOR, e sob o lema “Que futuro para o Porto de Leixões?”, debater-se-á o plano estratégico de desenvolvimento do porto nortenho, com a participação do presidente da APDL, João Neves, e do director regional da Yilport Iberia, Nuno David Silva. A Yilport detém a TCL, concessionária do terminal de contentores de Leixões, e há muito que fez saber a sua intenção de continuar a controlar – e a investir – a actividade no porto.
O plano estratégico, e os investimentos a ele associados, já estavam a ser negociados com o anterior Executivo e estão agora dependentes da decisão do Governo liderado por Luís Montenegro. O secretário de Estado das Infraestruturas realizou recentemente um périplo pelos portos do continente para se inteirar, precisamente, dos planos de expansão / modernização. Hugo Espírito Santo não deverá pronunciar-se especificamente sobre o futuro do porto de Leixões, antes abordará as linhas-mestras que nortearão as opções do Executivo para o sector.
A participação de Hugo Espírito Santo na PORTO MARITIME WEEK é, por isso, mais um motivo de interesse do evento, o maior em Portugal dedicado ao sector do shipping e organizado por uma publicação especializada.
Motivos de interesse não faltarão, de resto, ao longo dos cinco dias do evento, que decorrerá no Porto de Leixões, no Auditório Infante D. Henrique.
A quinta edição da PORTO MARITIME WEEK acontecerá entre 23 e 27 de Setembro, reunindo representantes dos principais stakeholders do sector, públicos e privados, nacionais e europeus.
Além dos planos de desenvolvimento estratégico dos portos nacionais, serão temas a abordar a descarbonização, a digitalização, a formação, captação e retenção de recursos humanos, a intermodalidade, etc..
O Programa integrará ainda, logo no primeiro dia, o Jantar do Shipping.
Os interessados em participar podem obter toda a informação aqui. A participação está sujeita a inscrição paga, sendo que os mais rápidos beneficiarão de um preço “early bird” até à próxima quinta-feira, dia 22.
O Porto de Leixões é, pelo segundo ano consecutivo, o anfitrião da PORTO MARITIME WEEK. O Porto de Lisboa e o Porto de Setúbal são patrocinadores ouro. Yilport Iberia, PSA Sines e Intermodal Portugal são os patrocinadores prata. ANECAP, APAT, CLdN, CPC, CP Leixões, CP Viana do Castelo, Grupo Nogar, Jomatir Logistics, MSC, Porto de Aveiro, PTM Ibérica, Rangel Logistic Solutions, SPC e TMIP completam os apoios.