Cerca de 200 dirigentes, empresários e quadros do sector marítimo-portuário nacional confirmaram já a sua participação no Seminário de Transporte Marítimo que o TRANSPORTES & NEGÓCIOS promove na próxima quinta-feira, no Porto.

Seminário Marítim

O encontro acontece num momento particularmente importante para o sector, com o início de funções de um novo Governo, agora com um Ministério do Mar, mexidas anunciadas na administração de (pelo menos) alguns dos principais portos, anúncios de apoios à revitalização da marinha de comércio, promessas de maior simplificação e transparência na factura portuária,…

Sem esquecer, claro, outras questões fundamentais que já vêm do passado recente, como sejam os planos de desenvolvimento dos portos, a melhoria das acessibilidades marítimas e terrestres, a renegociação dos contratos de concessões, a concorrência no sector, etc., etc…

Sobre todos estes aspectos, e outros que julguem pertinentes, será possível ouvir, na próxima quinta-feira, os representantes máximos dos principais stakeholders d0 sector, nomeadamente a AMT e o IMT, as associações de armadores, agentes de navegação e transitários, os clientes (no caso, representados pela CCIP – Câmara de Comércio e Indústria) e as comunidades portuárias (no caso, a de Leixões).

No arranque do seminário, haverá espaço para falar de shortsea shipping, um mercado em franco desenvolvimento mas que ainda está longe de realizar todo o seu potencial. Para fazer um ponto da situação da actividade, mas também para falar do futuro – das oportunidades e dos constrangimentos – estarão no Porto representantes da CLdN, da Unifeeder e da Suardiaz.

Aguardada para o final da sessão, mas ainda não confirmada, está a presença da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, presença habitual nos seminários do TRANSPORTES & NEGÓCIOS no seu tempo de secretária de Estado dos Transportes.

A moderar os trabalhos estarão Isabel Ramos, directora executiva do agência Shortsea Portugal, e António Belmar da Costa, presidente da Ecasba.

O Seminário decorrerá entre as 9h30 e as 16h30, no hotel Crowne Plaza, no Porto. Os interessados podem ainda inscrever-se, pelo tel. 224339160 ou pelo email ana.paula.oliveira@transportesenegocios.com. O custo da participação é de 80 euros (+IVA), 60 euros (+IVA) no caso dos assinantes. Toda a informação sobre o Seminário está disponível aqui.

O Seminário de Transporte Marítimo do TRANSPORTES & NEGÓCIOS tem o patrocínio da APDL, Portmar e TCL e o apoio da APA, APS, APSS, Comunidade Portuária de Leixões, Comunidade Portuária de Lisboa, Comunidade Portuária de Sines, IMT, Shortsea Portugal e Svitzer.

 

Os comentários estão encerrados.