Dois meses volvidos sobre a sua criação, o Grupo de Trabalho dos Transportes e da Mobilidade da SEDES anuncia já para o próximo dia 29 a primeira sessão do Ciclo de Conferências “Sociedade e Transportes”. O TRANSPORTES & NEGÓCIOS associa-se à iniciativa como Media Partner.
Nesta primeira sessão, o tema será “A mobilidade e as pessoas”. Na mesa redonda participarão Henrique Neto (empresário e membro do Conselho Coordenador da SEDES), Ana Paula Vitorino (deputada e especialista em transportes), António Ramalho (gestor e presidente da Estradas de Portugal) e Walter dos Santos Rodrigues (professor auxiliar no ISCTE-UTL e director do Doutoramento em Estudos Urbanos).
O objectivo, nesta como nas demais três conferências, será debater o sector dos transportes sem esquecer, muito pelo contrário, tudo o que envolve: “a economia de um espaço geográfico, onde se incluem as pessoas e a nossa sociedade. Acreditamos que é tempo de imprimir uma visão global, estratégica, e de longo prazo”, dizem os promotores.
O Grupo de Trabalho dos Transportes e da Mobilidade constituído pela SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social reúne num Conselho Consultivo, mais de duas dezenas de quadros e dirigentes do sector, da esfera pública e privada, nomeadamente Ana Paula Vitorino, Angelo Ramalho (Alstom), João Pecegueiro (Urbanos), José Luís Simões (Luís Simões), Carlos Vasconcelos (MSC), António Guilhermino Rodrigues (Groundforce), Manuel Queiró (CP), Jorge Jacob (ANSR), António Ramalho (Estradas de Portugal), João Franco (APS), Luís Trindade dos Santos (INAC), José Manuel Santos (Portway), Alberto Castanho Ribeiro (EMEF) ou Cristina Dourado (Fertagus).
A sessão do próximo dia 29 decorrerá no Hotel Tivoli Oriente, entre as 17h45 e as 19h45.
Programadas estão já mais três sessões, ao ritmo de um evento por trimestre. A segunda conferência versará a “Cadeia de abastecimento como factor de eficiência”, a terceira “O sistema de transportes e o ordenamento do território – como os transportes podem desenvolver um espaço territorial” e a quarta “Os transportes como meio impulsionador da economia e as oportunidades de financiamento da transformação do sector – alavanca económica local, regional e nacional”.