A Schenker Transitários projecta para Junho o arranque do segundo comboio semanal entre Portugal e a Alemanha, avançou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS Jorge Carvalho, director comercial da subsidiária nacional da DB Schenker.
A decisão final estará apenas dependente dos resultados das “acções comerciais na Alemanha, que permitam uma perspectiva mais optimista na importação”, acrescentou. Acções essas que decorrerão nas próximas “duas, três semanas”.
Quanto ao trajecto a percorrer por esse segundo comboio, ele será no essencial o mesmo de agora, entre Lisboa/Leixões e Braunschweig, “mas com paragem em Frankfurt, o que permitirá cobrir outras regiões da Alemanha com forte fluxos de exportações e importações de Portugal”, adiantou Jorge Carvalho.
Desde o início de Fevereiro que o comboio de mercadorias da Schenker liga semanalmente Portugal e a Alemanha. À exportação, o sucesso é pleno, garantiu aquele responsável. “A taxa de ocupação à exportação é de 100%” e no entretanto a capacidade aumentou de 25 para 34 caixas… “porque não temos mais, já que há solicitações para mais”.
Cerca de 15 empresas nacionais garantem a ocupação do comboio à ida para Norte. “Estamos a falar da indústria automóvel, de maquinaria, de papel, de resinas, da cortiça…”.
O “calcanhar de Aquiles” da operação reside na importação, que “está a menos de 50%. Carregamos entre 14 e 16 caixas”.
Aliás, concedeu Jorge Carvalho, “a maior dificuldade é, sem dúvida, encontrar soluções para preencher as lacunas da importação. E também colocar caixas móveis mais adequadas às necessidades do cliente habituado ao camião. São estes os dois grandes problemas com que nos debatemos quase desde o princípio e que ainda não ultrapassamos”.
Todas as ligações têm sido feitas como previsto, mas nas duas últimas semanas o serviço esteve interrompido. Por causa do “menor movimento devido ao período de Páscoa”, e em resultado “do reforço das obras num troço da linha, em França, que faria aumentar o tempo de trânsito em cerca de 48 horas”. Entretanto, “as ligações já foram retomadas esta semana”, garantiu Jorge Carvalho.
O comboio de mercadorias entre Portugal e a Alemanha é gerido e explorado pela Schenker Transitários. A operação é garantida pela CP Carga, em Portugal, pela Renfe Mercancias, em Espanha, e pela própria DB Schenker além-Pirinéus.
As partidas acontecem, em ambos os sentidos, à sexta-feira. O comboio proveniente da Alemanha chega a Lisboa e ao Porto à primeira hora de segunda-feira. Já o comboio ido de Portugal tem a chegada prevista para a primeira hora de terça-feira.