O segundo porta-contentores movido a gás natural liquefeito (GNL) do mundo será lançado no próximo dia 29, no estaleiro da General Dynamics NASSCO, em San Diego, Califórnia, EUA.

TOTE-1-launch-birdseye-1024x578-635x358

O navio, cujo nome só será revelado no dia do lançamento, terá como madrinha Emma Engle, da terceira geração da família Saltchuck, acionista do transportador TOTE.

Este é o segundo navio porta-contentores a GNL encomendado pela companhia sediada em Jacksonville (Florida, EUA). O Isla Bella, o primeiro, foi lançado ao mar no passado dia 18 de Abril. Os dois navios da Classe Marlim, com capacidade de 3 100 TEU, deverão começar a operar entre o último trimestre de 2015 e o primeiro de 2016, na ligação entre Jacksonville e San Juan (Porto Rico).

Ambos têm design da DSEC, uma subsidiária da sul-coreana Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (DSME), e integram um sistema de GNL patenteado pela DSME e um motor bi-fuel (GNL e diesel) MAN B&W 8L70ME-GI.

Os navios de 233 metros de comprimento, cujo projecto supera os 350 milhões de dólares (317 milhões de euros), substituirão navios construídos na década de 1970. Face àqueles, reduzirão as emissões de partículas em 98%, as de SOx em 98% e as de CO2 e NOx em 71%.

 

 

Comments are closed.