Mais de uma centena de dirigentes e quadros do shipping confirmaram a participação no Seminário do TRANSPORTES & NEGÓCIOS, esta sexta-feira, no Porto.
Apesar das condições especiais que se vivem, e numa demonstração clara do reconhecimento da importância e do interesse do Seminário de Transporte Marítimo promovido anualmente pelo TRANSPORTES & NEGÓCIOS, mais de uma centena de participantes confirmaram já as suas inscrições.
Este ano, note-se, o Seminário integra, pela primeira vez, a Conferência Intermodal 2020, a realizar na tarde de quinta-feira, no Porto de Leixões, numa parceria com a APTMCD. E paralelamente acontecerá, na noite de quinta para sexta-feira, a segunda edição do Jantar do Shipping, em colaboração com a AGEPOR e a APAT.
Se na Conferência, como o nome o denuncia, o foco será essencialmente nas soluções de transporte intermodal e na integração do short sea shipping nas cadeias logísticas, no Seminário os temas serão múltiplos, prevendo-se a realização de cinco painéis.
Representantes de algumas das principais associações internacionais do sector (FEPORT, ESC, ESPO e FONASBA) começarão por fixar o “estado da arte” do sector marítimo-portuário. Após o que a YoungShip Portugal (numa outra parceria inédita) discutirá, em Mesa Redonda, como atrair, formar e reter talentos.
Depois da pausa para café, haverá ainda tempo para outra novidade, um painel de insígnes especialistas que responderam ao desafio de contribuir para o Seminário com algum do seu trabalho científico. Sob o tema genérico da logística portuária inteligente, falar-se-á da gestão do ecossistema de inovação portuária, de aspectos legais e de auto-regulação da cibersegurança no sector, de Port Community Systems e da Internet física, e de modelos de digitalização logística 4.0.
A tarde arrancará com um espaço dedicado às comunidades portuárias de alguns dos principais portos nacionais, onde os seus dirigentes apresentarão o seu “road map”, ou as suas propostas para as estratégias futuras dos respectivos portos e do sistema nacional. E depois será tempo de falar de descarbonização e digitalização do shipping, com a apresentação de casos do Grupo ETE, da Janela Única Logística, do Projecto Port Digital Twin ou do caso de estudo do Smar Port de Roterdão, só para referir alguns dos casos.
Como se disse, a Conferência Intermodal 2020 decorrerá no Porto de Leixões, mais concretamente no Auditório Infante D. Henrique, e o Seminário (tal como o Jantar) no Hotel Crowne Plaza. A Conferência acontecerá na quinta-feira e o Seminário, excepcionalmente, na sexta-feira.
O Programa completo dos eventos está disponível aqui. Os interessados podem ainda inscrever-se, ainda que os lugares sejam agora limitados.
A Conferência Intermodal 2020 tem o patrocínio da APDL. O Seminário de Transporte Marítimo tem os patrocínios da APDL, Grupo ETE e Yilport Iberia e os apoios da ANECAP, APA, APSS, Intermodal Portugal, CLdN, Comunidade Portuária de Leixões, Comunidade Portuária de Lisboa, Maeil, MSC e SPC.