O serviço ferroviário no Corredor Logístico do Sudoeste Ibérico, entre a plataforma de Badajoz e os portos de Lisboa, Setúbal e Sines, está a ser retomado após uma interrupção forçada em Agosto.
No imediato, a oferta semanal volta a ser de duas ligações semanais entre Badajoz e o Entroncamento (com extensão aos portos do Sul) mas mantém-se a intenção de avençar rapidamente para os três comboios/semana, apurou o TRANSPORTES & NEGÓCIOS junto de fonte conhecedora do processo.
Em Agosto não se realizou nenhuma das três ligações previstas, alegadamente por falta de mercadorias, consequência da menor actividade do período de férias e da novidade do serviço.
O serviço ferroviário de mercadorias entre Badajoz e o Entroncamento, promovido pela ALB, arrancou no passado dia 26 de Junho, com uma capacidade de transporte de até 56 TEU por comboio e sentido.
“No sentido Espanha – Portugal são transportados maioritariamente produtos agrícolas contentorizados para exportação para terceiros países pela via marítima. No sentido de Espanha são transportados contentores vazios e carregados com matérias-primas e bens de consumo”, referiu, em meados de Julho, ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS, Lourenço Silva, administrador da ALB.
Apesar da interrupção de Agosto, os promotores do serviço mantêm elevadas expectativas sobre o seu sucesso. O objectivo, sem data marcada, é atingir “num futuro próximo” uma “oferta de dois comboios/dia”, asseverou o empresário.
» Comboio semanal já liga Badajoz aos portos portugueses
» ALB quer mais de 15 000 TEU com Espanha no segundo semestre