Pelo menos 20 serviços de transporte marítimo de contentores no Ásia-Europa e no Ásia-Costa Leste dos EUA trocaram o Canal do Suez pela rota do Cabo.
A Alphaliner avança que nove travessias de retorno de contentores no Europa-Ásia e oito de ida no Costa Leste do EUA-Ásia passaram para o Cabo da Boa Esperança. Mais surpreendente ainda é que a CMA CGM redireccionou para a rota do Cabo três serviços westbound no Ásia-Europa.
A viagem de circum-navegação de África pelo Cabo da Boa Esperança é de 11 720 milhas náuticas, em comparação com as 8 440 milhas náuticas de caminho entre a Ásia e a Europa pelo Canal de Suez, aumentando significativamente a duração das viagens.
“Uma combinação única de excedente de capacidade de contentores e baixos preços de bunker levou cada vez mais as companhias de transporte marítimo a evitarem o canal – e, portanto, as suas taxas – e redireccionar os navios através do Cabo da Boa Esperança”, explica a Alphaliner. De acordo a com Ship & Bunker, o preço do combustível de muito baixo teor de enxofre (VLSFO) em Singapura era, ontem (dia 5), de 252 dólares (231 euros) a tonelada, contra 700 dólares (644 euros) no início do ano.
“Normalmente, as desvantagens da rota mais longa são atenuadas pelo aumento da velocidade comercial, a escala em menos portos e o acrescentar de alguns dias às rotações de serviço”, indica a Alphaliner.
Entretanto, a Autoridade do Canal de Suez aumentou, já este mês, os descontos nos trânsitos de retorno de contentores, precisamente na tentativa de impedir a “fuga” da navios para o Cabo da Boa Esperança.